06/05/2011 12h29
 

O projeto de lei aprovado é de autoria do vereador Anselmo Neto (PP) e conta com apoio de entidade de amigos dos autistas

 

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária da última quinta-feira, 5 de maio, o projeto que institui o Dia Municipal de Inclusão do Autista – a ser celebrado no dia 2 de abril, quando também se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A partir do próximo ano a data passará a fazer parte do calendário oficial do município de Sorocaba. O projeto de lei é de autoria do vereador Anselmo Neto (PP) e aguarda a sanção do Executivo.

 

A proposta contou com o apoio de representantes da Amas (Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba), que estiveram presentes durante a primeira discussão do projeto, e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a doença, que atinge, segundo estimativas da ONU, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo.

 

“O objetivo da criação desse dia vem ao encontro da necessidade de envolvermos a sociedade com o mundo do autista, que precisa ser inserido no contexto social, sem preconceitos, mas de forma inclusiva”, comentou Anselmo.

 

Identificado na década de 40 pelos médicos Leo Kanner e Hans Asperger, o autismo é uma doença considerada de difícil diagnóstico, que afeta a capacidade de comunicação e socialização do indivíduo. Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, enquanto outras apresentam sérios retardos no desenvolvimento da linguagem.

 

Paço iluminado de azul

 

No último 2 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo –, diversos monumentos mundiais importantes foram iluminados com a cor azul – cor essa de luta a favor do autismo. No Brasil, o Cristo Redentor foi iluminado de azul nos dias 1 e 2 de abril, chamando a atenção para essa conscientização.

 

Após o Executivo sancionar a nova lei, o vereador Anselmo Neto irá solicitar que o Paço Municipal – ponto turístico na cidade de Sorocaba – também seja iluminado de azul no dias 1 e 2 de abril de 2012, ajudando a chamar a atenção da sociedade para a questão do autismo.

 

(Assessoria de Imprensa do vereador Anselmo Neto/PP)