O diretor do Centro de Detenção Provisória de Sorocaba, dr. Márcio Coutinho, será homenageado nesta terça-feira (10) pela Câmara, quando receberá um voto de congratulações pelo sucesso e premiação de um projeto de reinserção de presos na sociedade que implantou naquela unidade prisional. A homenagem, aprovada por unanimidade, foi proposta pelo vereador José Crespo.
Coutinho idealizou o programa Carpe Diem (colha o dia – ou aproveite o momento), expressão de um poema de Horário que pode ser entendida como aproveitar as oportunidades que a vida lhe oferece no momento em que elas se apresentam ou ainda aproveitar a vida e não ficar apenas pensando no futuro.
Os presos participantes desse programa de custódia diferenciada cometeram crimes de baixo potencial ofensivo, razão pela qual não dividem o mesmo espaço destinado a criminosos reincidentes e de alta periculosidade. Eles também são submetidos diariamente a consultas e terapias psicossociais, além de terem aproveitamento direto para atividades laborterápicas, através das oficinas de trabalho.
Dos mais de 250 detentos que passaram pelo programa o índice de reincidência na criminalidade é de apenas 4,0%, próximo ao observado no Programa de Penas e Medidas Alternativas.
Esse programa acaba de ser reconhecido mediante a concessão do Prêmio Mario Covas, criado para incentivar as boas práticas de gestão pública que priorizem a excelências e a inovação, melhorando assim a qualidade dos serviços.
Os certificados referentes à sexta edição desse prêmio foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin, no último dia 26. Ao todo, foram inscritos 239 projetos, dos quais quarenta saíram finalistas e apenas quinze fora agraciados nas categorias Inovação e Excelência em Gestão Pública.
O programa Carpe Diem levou um desses prêmios e, considerando os bons resultados de ressocialização obtidos pela sua prática, a Secretaria de Administração Penitenciária está implantando-o em outros Centros de Detenção Provisória, onde são observadas demandas compatíveis com a proposta.
Crespo apresentou um voto de congratulações na Câmara em nome do diretor do Centro de Detenção Provisória de Sorocaba, Dr. Márcio Coutinho, por reconhecer os brilhantes resultados já atingidos naquela unidade penitenciária pelo programa de reinserção dos detentos na sociedade.
(Assessoria de Imprensa do vereador José Crespo/DEM)