06/05/2011 15h25
 

A inclusão produtiva dos sorocabanos por meio da melhor utilização dos investimentos disponíveis para a qualificação profissional será discutida na noite do próximo dia 9, em audiência pública na Câmara Municipal. Essa será a segunda discussão sobre o tema organizada pelo mandato do vereador Izídio de Brito (PT).

 

Para o petista, Sorocaba precisa se mobilizar pela implantação dos programas federais de educação e qualificação profissional, sob o risco das grandes e pequenas empresas instaladas no município terem que buscar mão-de-obra qualificada fora da cidade e da região.

 

Izídio de Brito lembra que no último dia 28, a presidenta da república lançou Dilma Rousseff o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), com o objetivo de ampliar o caminho de acesso à educação profissional para jovens do ensino médio e trabalhadores sem formação. “Por isso é que queremos discutir junto a população e Poder Público as necessidades encontradas no município e buscar por esses investimentos", ressalta o parlamentar, justificando a importância na realização da discussão.

 

Para explicar a importância de se investir na qualificação profissional, os projetos disponíveis, além dos caminhos para a conquista dos recursos, a discussão contará com a participação da diretora do Departamento de Qualificação da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ana Paula da Silva, e da doutora em Educação especializada em avaliação de políticas, educação e trabalho, educação profissional e certificação profissional, Marinilzes Moradillo Mello.

 

Na oportunidade, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região entregará ao MTE a minuta de um projeto de qualificação profissional para os trabalhadores de Sorocaba e região. O projeto se enquadra ao Planseq (Plano Setorial de Qualificação) e prevê a criação de 1,5 mil vagas em cursos de qualificação em diversas áreas da indústria, incluindo cotas para beneficiados do programa Bolsa-Família e pessoas com deficiência.

 

A discussão, que acontecerá a partir das 19h30 no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba, será aberta a todos os interessados e poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Legislativa (canal 6 da net Sorocaba) e pelo site www.camarasorocaba.sp.gov.br.

 

(Assessoria de Imprensa do vereador Izídio de Brito/PT)