Descontos no IPTU e criação do Disque-Verde, da autoria do vereador Geraldo Reis (PV), estão entre os vários temas que são objetos das matérias em discussão.
Descontos no pagamento de IPTU, melhoria do saneamento urbano, proteção do meio ambiente e moção de repúdio à construção da usina hidrelétrica de Belo Monte são alguns dos temas que estão na ordem do dia da Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão desta terça-feira, 10. Na extensa pauta, há 15 projetos em primeira discussão e uma moção de repúdio, entre outras matérias a serem debatidas pelos vereadores.
Serão apreciados, em primeira discussão, três projetos de autoria do vereador José Crespo (DEM) que estavam na pauta da sessão passada, mas tiveram sua discussão adiada a pedido do próprio parlamentar. Um dos projetos de Crespo autoriza a Prefeitura a criar a Junta Municipal de Conciliação e Arbitragem, no âmbito da Secretaria da Cidadania, com o objetivo de atender gratuitamente pessoas necessitadas de resolver ou prevenir conflitos de vizinhança.
Os demais projetos de José Crespo buscam melhorias ambientais no município. Um deles obriga a Prefeitura a custear a implantação de galerias de águas pluviais nas vias e logradouros públicos, sejam eles pavimentados ou não. O outro autoriza a Prefeitura a projetar e instalar uma usina de processamento de lixo na área publica onde funcionava o aterro sanitário. A usina, de acordo com o projeto, poderá ser operada pelo município ou por terceiros. Os três projetos de Crespo receberam pareceres contrários da Comissão de Justiça, que serão questionados pelo vereador na tribuna.
Descontos no IPTU – O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é objeto de dois projetos de lei que entram
O meio ambiente também é tema de outros dois projetos de lei. Um deles, de autoria do vereador Geraldo Reis (PV), institui o Disque-Verde no município – telefone destinado a acolher denúncias de depredação ambiental. O projeto teve parecer contrário da Secretaria Jurídica da Casa e do relator designado pela Comissão de Justiça, José
O outro projeto de lei, da autoria do vereador Rozendo de Oliveira (PV), cria normas para a coleta, armazenagem, transporte, reciclagem, tratamento e disposição final de lâmpadas que contenham mercúrio. A Comissão de Justiça considerou inconstitucionais três artigos do projeto por tratarem da comercialização de lâmpadas de mercúrio, da fiscalização por parte da Secretaria do Meio Ambiente e do prazo para regulamentação da lei. Entretanto, eles não prejudicaram o projeto em si, que teve parecer favorável da comissão.
Ambulância
O esporte é tema de dois projetos de lei em discussão. Projeto do
Também em primeira discussão projeto de lei de autoria do
Moção de repúdio – Dois projetos de resolução – que alteram o Regimento Interno da Casa – também estão na ordem do dia. Do vereador Izídio de Brito (PT) será discutida proposta que garante assento de cada doutrina ou credo religioso no início dos trabalhos do ano legislativo. E do vereador Claudemir Justi (PSDB), os vereadores apreciam projeto que regulamenta a emissão de pareceres por parte das comissões da Casa. Justi propõe que, em caso de empate, prevaleça o parecer do relator da proposta.
Ainda em primeira discussão, os vereadores apreciam projeto de lei do prefeito Vitor Lippi que destina auxílio financeiro de R$ 50 mil para o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). A verba é oriunda de emenda parlamentar do
Por fim, a Câmara Municipal aprecia, em discussão única, uma moção de repúdio do vereador