Em audiência pública promovida pelo vereador Izídio de Brito (PT), projeto elaborado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região foi entregue a representante do Ministério do Trabalho e Emprego
Na noite da última segunda-feira (9/5), Sorocaba deu o primeiro passo
Segundo
O Planseq foi instituído em novembro de 2004 e é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), que tem como objetivo qualificar mão-de-obra para o mercado de trabalho. A finalidade do Planseq é formar profissionais, atendendo à demanda de cada região e facilitando a absorção dos qualificados.
A partir da apresentação do Projeto, o Ministério deverá convocar uma audiência pública para a constituição de uma Comissão de Concertação, que ficará responsável por discutir e elaborar um projeto com maior detalhamento, a ser enviado ao MTE com a documentação necessária. A última etapa é a publicação de uma chamada pública pelo Ministério para escolha da entidade que irá conduzir os cursos.
Os cursos são constituídos de 200 horas/aula, sendo que o Governo Federal financia R$4,36 por aluno, sem a exigência de contrapartida da Prefeitura. Segundo
Izidio destacou alguns aspectos do mercado de trabalho de Sorocaba, como o fato de haver mais de dez mil trabalhadores nas indústrias locais, considerando ainda as perspectivas de crescimento com a instalação de empresas como a Case e a Toyota. “Temos um cenário que exige a busca de um plano de qualificação da mão-de-obra e a união do Poder Público, trabalhadores e empresários pode ser natural já que o Planseq atende a anseios de todas as partes”, salientou.
O deputado estadual Hamilton Pereira (PT), único representante da Assembleia Legislativa a se fazer presente na audiência, parabenizou o Sindicato dos Metalúrgicos pela iniciativa de apresentar uma proposta. “Devemos sair daqui com um pacto de nos mantermos unidos pela concretização do Planseq na nossa região”, defendeu o deputado.
Marinilze Moradilo Melo, assessora do gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Guarulhos, destacou a importância de se garantir formação adequada à juventude como garantir que o mercado de trabalho brasileiro possa competir com o de países desenvolvidos. “O desenvolvimento econômico, por si só, não traz emancipação aos trabalhadores”, salientou a professora. “Os trabalhadores que se qualificam contribuem para o avanço tecnológico ao longo do tempo”, completou.
Estiveram presentes na Audiência Pública, os Secretários de Desenvolvimento Municipal, Mario Tanigawa, e Relações do Trabalho, Luiz Alberto Firmino. Também estiveram representados a Secretaria de Educação de Sorocaba, a Prefeitura de Capela do Alto, o Sindicato dos Metalúrgicos, Ciesp, Etec Fernando Prestes, Colégio Mentor e o Núcleo de Estudo Ecológico Morro de Araçoiaba.
Na oportunidade, o vereador Izídio e os representantes do Poder Executivo presentes se comprometeram em discutir os projetos de lei de autoria do petista que visam a municipalização do Sistema Público de Emprego, Trabalho, e Renda e a implantação de bibliotecas nas fábricas.
(Assessoria de Imprensa do vereador Izídio de Brito/PT)