Líder do PTB conhece proposta junto ao governo da Argentina
O vereador Helio Godoy, líder do PTB na Câmara de Sorocaba, vai apresentar ao prefeito Vitor Lippi (PSDB), no seu retorno da Argentina, onde mantém contatos políticos desde quarta-feira (18), a proposta de a cidade se integrar à Rede Internacional de Mercocidades.
Trata-se de uma organização, criada em 1995 e que reúne atualmente 63 municípios dos países que compõem o Mercosul (Mercado Comum do Sul), cuja missão é promover a integração regional em pelo menos 12 áreas de atividade ligadas diretamente ao desenvolvimento.
Helio Godoy conheceu detalhes da rede nesta quinta (19) na província de Castelar Morón, com Roxana Fabiana Pierpoli, coordenadora do Instituto de Direitos Humanos do Mercosul, e José Maria Ghi, que pertence ao conselho local, espécie de Câmara de Vereadores de lá.
O foco principal da educadora e do político são os direitos humanos, mas a ação da Rede Mercocidades passa também por áreas como o desenvolvimento econômico, meio ambiente, ciência e tecnologia, educação, autonomia e gestão municipal e planejamento estratégico.
“Queremos fortalecer o papel do nosso município, reforçando sua integração ao processo de globalização, porque Sorocaba é uma grande exportadora e importadora de produtos, que pode melhorar o seu desempenho com essa integração de mercado”, disse o vereador.
O Brasil é hoje o país membro do Mercosul que mais tem cidades participantes da Rede Mercocidades: um total de
Conhecimento
Na quarta-feira (18), o vereador Helio Godoy esteve na Suprema Corte, o órgão principal do Judiciário argentino. Na oportunidade, se inteirou dos processos legislativos e judiciários que norteiam a ação local. Também conheceu os principais entraves da área na história.
O parlamentar fez visitas técnicas ainda à Casa Rosada (sede do governo do país) e ao Congresso de
A universidade é a mais importante da Argentina. Só para se ter uma idéia da sua influência na política e vida do país, por lá já passaram 15 presidentes da República e pelo menos 4 vencedores do Prêmio Nobel. “É um local enriquecedor de cultura política e acadêmica”, disse.
Godoy também conheceu a sede do hoje Departamento de Direitos Humanos da Argentina. Esse local foi usado pela ditadura para esconder prisioneiros e possivelmente para torturas. Agora ele será transformado em museu para atrair estudantes de história.
Assessoria de Imprensa do vereador Helio Godoy (PTB)