A audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira
(25), na Câmara de Sorocaba, sob o comando do líder do PTB, Helio Godoy,
definiu novas obras e prazos para a correção das falhas das marginais da Raposo
Tavares, mesmo sem a presença da Artesp e da Viaoeste.
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de
Transporte do Estado não compareceu nem enviou comunicação justificando a
ausência. Já a Concessionária de Rodovias do Oeste de São Paulo, empresa do
Grupo CCR, informou, por ofício, que decidiu nesta terça (24) que não poderia
participar por não ser uma reunião apenas com técnicos.
Mesmo sem a presença na audiência, a Viaoeste enviou seu
diretor de Relações Institucionais, Sérgio Ribeiro, para colocá-lo à disposição
do vereador, a fim de que as reivindicações reunidas por ele fossem atendidas
ou pelo menos aprovadas medidas temporárias ou alternativas, a serem colocadas
em prática na seqüência da reunião.
No encontro com o diretor de Relações Institucionais,
Helio Godoy conseguiu ampliar as obras, incluindo propostas que não estavam no
projeto original, como a iluminação sob os viadutos dos quilômetros 92 (trevo
da Uniso) e 104 (trevo do Jardim Capitão e Parque Novo Mundo). A Viaoeste vai
doar os equipamentos e a Prefeitura fará a instalação.
Também obteve a garantia do diretor Sérgio Ribeiro de que
será feito um novo viaduto sobre o trevo da SP-264, já antecipando a
necessidade que vai surgir com a duplicação da rodovia João Leme dos Santos,
entre Sorocaba e Salto de Pirapora, anunciada pelo governador Geraldo Alckmin
(PSDB), mas ainda sem data para começar.
Outra conquista alcançada pelo vereador na reunião com o
diretor de Relações Institucionais foi a ampliação de mais 4 quilômetros das
marginais em extensão. O trecho previsto no projeto original ia apenas do
quilômetro 95 ao quilômetro 105, que foi concluído no dia 31 de março deste
ano. Agora ela irá do quilômetro 92 ao quilômetro 106.
“Além das ampliações em relação ao projeto original,
conseguimos respostas a todos os questionamentos que fizemos de correções e
obtivemos o compromisso do diretor de que as obras estruturais serão
antecipadas do final de 2012 para março do próximo ano”, afirmou.
Vereador
agenda visita técnica da Urbes e da Prefeitura
O vereador Helio Godoy definiu na audiência pública desta
quarta-feira, com os engenheiros José Carlos de Almeida, representante do
presidente da Urbes, Renato Gianolla, e Roberto Araújo Bataglin, diretor de
trânsito da empresa, que seja feita uma visita técnica deles e de
representantes da Prefeitura à rodovia nesta sexta-feira (27), às 14h.
O objetivo é levantar tudo o que é possível ser feito
pela Urbes e pela Prefeitura para melhorar a integração entre o trânsito
municipal com o trânsito estadual na junção das vias de ligação da cidade com
as marginais e as vias expressas da rodovia Raposo Tavares, principalmente no
que se refere aos acessos de pedestres.
Godoy fez críticas à Urbes e à Prefeitura por não terem
feito essa visita antes da implantação das marginais. Os engenheiros disseram
que a Urbes e a Prefeitura não poderiam interferir no projeto executivo porque
essa é uma atribuição do governo do Estado. Mas o vereador entende que as duas
tinham poder de influência para alterar o projeto sim.
“O que estamos vendo agora é exatamente a mudança. A
Viaoeste fez uma obra com defeitos e nem a Artesp, nem a Urbes e nem a
Prefeitura apontaram nada. Com as reclamações de usuários, estudantes e
empresários que chegaram até nós, essas correções terão de ser feitas. Mas elas
vão custar mais dinheiro ao contribuinte”, disse Godoy.
Para ele, houve erros no projeto ao não se prever itens
fundamentais como a iluminação. “Passam 6 mil pessoas no trevo da Uniso e
outras mil no trevo do Jardim Capitão e Parque Novo Mundo. É uma questão de
segurança”. Ele também reclamou dos problemas de falta de acessos e de
sinalizações, além do empoçamento de água.
Raio
X dos problemas e das soluções para as marginais
Remoção
de poste e sinalização de solo
A área em que o poste está instalado (altura do km 103 da
marginal leste) está em processo de desapropriação. Quando estiver concluído, a
Viaoeste fará a adequação da geometria para a conversão do fluxo de veículos da
marginal leste para a rua Antônio Aparecido Ferraz, incluindo a devida
sinalização e a remoção do poste.
Por
ora
– Enquanto isto não acontece, será instalada uma defensa metálica.
Faixa
de aceleração no acesso ao Viaduto Olinda L. Marthe
A Viaoeste não pôde fazer a faixa de aceleração nesse
acesso porque a legislação não permite. Mas fez a canalização do tráfego, com
sinalização específica (faixa exclusiva).
Regulamentação
da velocidade
A Viaoeste não pôde fazer a regulamentação da velocidade
porque esta deve ser uma atribuição do DER (Departamento de Estradas de
Rodagem). As marginais operam com velocidade máxima de 60 km/h. Por isso, a
concessionária solicitou ao DER que faça a regulamentação.
Alternativa – A
empresa pediu à Polícia Militar que implante radares no trecho e que faça a
intensificação da fiscalização nas marginais por meio de blitze.
Acesso
aos estabelecimentos lindeiros
A concessionária notificou os estabelecimentos lindeiros
(às margens da rodovia) sobre a necessidade de adequação dos acessos. Essa é
uma providência que tem de ser tomada pelos proprietários. Mas os projetos
devem atender as normas rodoviárias.
Alternativa
–
Os proprietários de estabelecimentos nessas condições podem pedir à Prefeitura
que faça um projeto de via coletora municipal, paralela à marginal, para
atender a todos.
Adequação da faixa de desaceleração na
marginal oeste, no km 97
A adequação solicitada será feita e já está sendo
elaborado o projeto. Ela permitirá acessar a rua Bolívia (entrada do Santo
Supermercado).
Implantar
faixas de aceleração e desaceleração e melhorar o raio de giro das alças na
interseção do km 99
As obras solicitadas serão feitas e já está sendo
elaborado o projeto.
Fazer
interseção na pista oeste no km 100
A Viaoeste informa que precisa fazer uma faixa de
aceleração no trecho e que vai realizar essa obra.
Por
ora
– Enquanto não implanta a faixa de aceleração, a empresa sinalizou a faixa 2 da
marginal (pista oeste) de forma a canalizar o fluxo de veículos na faixa 1.
Essa medida elimina o conflito de tráfego oriundo da avenida Antônio Carlos
Cômitre, mas é uma medida provisória.
Implantar
balizadores na pista leste no km 100
Em atenção à solicitação foram implantados os
balizadores.
Colocar
faixa de aceleração na interseção do km102
A obra será feita e já está em andamento.
Executar
a drenagem
Para atender o pedido, será executado reparo do sistema
de drenagem da marginal leste na altura do km 103, em frente à Coca-Cola.
Melhoria
dos pontos de ônibus
Essas providências foram discutidas com a Urbes e em
alguns dos pontos já estão sendo feitas. Nos demais estão sendo feitos ajustes
técnicos nos projetos junto à Artesp para a implantação.
(Assessoria de Comunicação do vereador Helio Godoy/PTB)