26/05/2011 16h32

Presidida pelo vereador Helio Godoy (PTB), a comissão discutiu estratégias de ação voltadas para criação de um anel ferroviário no município

A Comissão Especial do Anel Ferroviário, criada com o objetivo de discutir a retirada da via férrea do centro da cidade, realizou sua primeira reunião na tarde desta quinta-feira, 26, na Sala de Reuniões da Câmara Municipal, quando discutiu estratégias de atuação. Presidida pelo vereador Hélio Godoy, autor da propositura que a criou, a comissão contou com a presença do economista Flaviano Agostinho de Lima, professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e mestre em economia pela PUC-SP, além de doutorando em economia pela Fundação Getúlio Vargas.

A comissão decidiu encaminhar requerimentos à ALL (América Latina Logística), concessionária que explora o sistema ferroviário na região, à Prefeitura de Sorocaba e também à Defesa Civil, solicitando informações técnicas detalhadas sobre a malha ferroviária que corta o município. Os membros da comissão pretendem requerer informações sobre o tipo de carga transportada na via férrea, as medidas de segurança para prevenir acidentes e o aumento de carga transportada previsto para os próximos 20 anos, entre outras questões.

Os vereadores Anselmo Neto (PPS) e Izídio de Brito Correia (PT) também participaram da reunião, enquanto os demais vereadores que a integram – Rozendo de Oliveira (PV), Neusa Maldonado (PSDB), João Donizeti Silvestre (PSDB) e Gervino Gonçalves (PR), o Cláudio do Sorocaba I – foram representados por assessores. Helio Godoy vai conversar com o presidente da Casa, vereador Marinho Marte, sobre a possibilidade de contratação de uma assessoria técnica para auxiliar nos trabalhos da comissão.

“Estrangulamento total” – O economista Flaviano Agostinho de Lima enfatizou que o propósito da comissão é fundamental. “Essa proposta é, sem dúvida, muito importante, pois precisamos pensar Sorocaba no contexto de uma megalópole, ligada a São Paulo, Campinas e o Grande ABC, caso contrário a cidade vai parar, será o estrangulamento total”, afirmou, explicando que a Rodovia Castello Branco “praticamente virou uma avenida”. Segundo o economista, investir em via férrea não é saudosismo, mas pensar em alternativa na matriz de transporte.

Já o Helio Godoy observou que o objetivo da comissão é não apenas lutar pela retirada da via férrea do centro da cidade, melhorando o fluxo do trânsito, mas também integrar Sorocaba à nova logística de transportes que se desenha no país, com a volta dos investimentos no sistema ferroviário. Observando que “só a Toyota vai receber diariamente cerca de 800 caminhões”, o vereador defende que a logística de transporte no município e região deve ser pensada desde já, caso contrário, a cidade pode parar.

Revitalização do centro – Os vereadores também discutiram o estrangulamento do trânsito na região central da cidade e a falta de investimentos do Programa Sorocaba Total no centro e na Zona Sul, uma vez que as obras do programa se concentram na Zona Norte. Também é consenso entre os membros da comissão que Sorocaba deve aproveitar o momento para discutir a construção do anel ferroviário, uma vez em que cidades de São Paulo e de outros Estados conseguiram retirar as vias férreas de sua região central.

O objetivo da comissão é mobilizar em torno da proposta do anel ferroviário técnicos de universidades e centros de pesquisas, autoridades dos governos municipal, estadual e federal, além do empresariado e outros segmentos sociais. A próxima reunião da comissão está marcada para o dia 15 de junho, às 9 horas.