26/05/2011 17h02

Helio Godoy obtém compromisso de local e de tipo de moradia

 

O líder do PTB na Câmara de Sorocaba, Helio Godoy, conseguiu nesta quinta-feira (26) um compromisso do prefeito Vitor Lippi (PSDB) de que a transferência dos moradores do Jardim Santo André II, na zona norte da cidade, seja feita para uma área que fique no máximo a 2 km da atual. 

“Já que a situação chegou a esse estágio, decidimos garantir com o prefeito que eles não serão transferidos para longe do local, porque isso muda completamente a vida deles, e também conseguimos que o tipo de moradia nova seja casa e não prédio”, disse Godoy. 

O vereador apresentou o pedido depois de ser procurado pelos moradores, que já viram uma experiência semelhante com cerca de 40 famílias transferidas do mesmo Santo André II para uma área perto do bairro Júlio de Mesquita, na zona oeste, e em prédios. 

“As pessoas dizem que não se acostumam sair de uma casa térrea para um apartamento. As regras são outras e o comportamento também. Além disso, mudar para outra região faz com que eles percam até empregos. Ou então que aumentem muito os seus custos”, afirmou. 

As 320 famílias que vivem no local terão de deixar a área neste domingo (29) devido a uma decisão judicial. Os 120 mil m2 onde estão as casas pertencem à Ramires Diesel Ltda, que requereu a reintegração. A transferência terá de ser feita porque não cabem mais recursos. 

Os moradores não podem ser incluídos no Programa de Regularização Fundiária, criado a partir da lei 8.451/08 do líder do PTB, pelo fato de 70% da área sofrer inundação, o que a torna a área de risco, situação que é vetada pela legislação local e também pela estadual e nacional.

 Assessoria de imprensa do vereador Helio Godoy (PTB)