06/06/2011 14h35

O líder do PTB na Câmara de Sorocaba, Helio Godoy, explicou a um grupo de 50 alunos do curso de Ciências Contábeis da Uniso (Universidade de Sorocaba), na sexta-feira (3), as razões que levaram o Legislativo a arquivar a CPI do Empréstimo no último mês de abril.

O vereador havia sido convidado para ministrar palestra a respeito do PPA (Plano Plurianual), da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e do orçamento como presidente da Comissão de Orçamento da Câmara, mas foi questionado sobre a investigação por ter sido o relator da CPI.

Para Godoy, o interesse dos estudantes foi oportuno para que ele pudesse explicar a importância das metas e previsões da LDO, que é um conjunto de propostas do governo municipal, elaborado anualmente, visando a execução do orçamento para o ano seguinte.

Ele disse que a CPI constatou que o prefeito Vitor Lippi (PSDB) utilizou uma previsão de despesas extraordinárias, da ordem de 1,5% do orçamento, constante do artigo 8º da LDO de 2006, para fazer o pagamento em 2007 de empréstimos de servidores junto ao banco BNL.

“O prefeito quitou os débitos com 0,12% da previsão e depois recebeu de volta dos servidores com juros. Ele tomou essa atitude porque 1,2 mil funcionários estavam sem condições de pagar e isto ameaçava a eficiência administrativa. Não houve irregularidade”, disse Godoy.

Após a explicação, o vereador reforçou a importância da participação da população e dos vereadores nas discussões da LDO para ter um acompanhamento mais direto de tudo aquilo que o governo pretende fazer no ano seguinte em todas as áreas de atividade do município.

“Precisamos alcançar o nível de participação que existe, por exemplo, na Argentina, onde estive recentemente em visita técnica aos poderes locais e onde constatei a preocupação de se detalhar com ONGs, Associações de Moradores e com a comunidade todos os planos”, disse.

Além do relatório arquivado da CPI, o líder do PTB também comentou sobre a discussão de prioridades, a emissão de pareceres, a avaliação de projetos e o regimento de previdência dos servidores públicos e respondeu a perguntas sobre a sua vida parlamentar.

O convite para a palestra partiu do professor José Antônio Souza, o Carioca, e do aluno Paulo Munhoz Nhola e a escolha do vereador Helio Godoy ocorreu em razão da sua atuação como presidente da Comissão de Orçamento da Câmara e por ser economista.

(Assessoria de Imprensa do vereador Helio Godoy/PTB)