06/06/2011 16h24

O presidente da Comissão de Orçamento da Câmara de Sorocaba, Helio Godoy (PTB), começou nesta segunda-feira (6) uma discussão com a área técnica da saúde da Prefeitura para mudar metas da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) devido à crise com a Santa Casa.

“As pessoas não podem ficar à mercê dessas crises que vão e vem. A Prefeitura tem definido no projeto, a ser votado em primeira discussão nesta terça, que vai ajudar instituições a cuidar da saúde. Talvez seja o caso de ela trocar isto por uma ação mais direta”, disse Godoy.

Para o presidente da comissão, as contribuições feitas pela Prefeitura para hospitais e entidades não estão surtindo efeitos. “Há pouco a administração ajudou o Banco de Olhos e agora o hospital rompeu o compromisso com a Prefeitura e fechou com o Estado. Assim não dá”.

O vereador entende que o prefeito Vitor Lippi (PSDB) tem de começar a pensar em outras alternativas. “Contribuir com recursos do orçamento com várias instituições divide o poder de solução dos problemas e enfraquece a cobrança da administração sobre os gestores”, afirmou.

Helio Godoy disse que espera ter uma posição definitiva a respeito das mudanças até a segunda votação em plenário do projeto da LDO. “Vamos propor emendas neste sentido. Para essa primeira votação nesta terça, não há tempo”. A segunda votação será dia 28 de junho.

Até o final desta semana, o vereador terá mais encontros com os técnicos da saúde e deverá fechar as discussões em uma reunião com o próprio secretário de Saúde e o prefeito para chegar a uma proposta que seja, nas suas palavras, boa para a Prefeitura e a população.

(Assessoria de Imprensa do vereador Helio Godoy/PTB)