De autoria do vereador Luis Santos (PMN) o projeto tem como objetivo proteger o meio ambiente e poderá ajudar as instituições assistenciais de Sorocaba
Em sua justificativa o parlamentar explica que as chapas de raio-X jogadas no lixo comum levam décadas para se decompor, devendo portanto ser encaminhadas para a reciclagem, onde será feita a extração dos metais pesados - mesmo em pequena quantidade, e o reaproveitamento do material plástico.
Ainda segundo a proposta os recursos arrecadados poderão ser revertidos para instituições assistenciais da cidade, através dos pontos de coleta em os hospitais e postos de saúde, que ficariam responsáveis pela destinação ambientalmente correta, conforme legislação em vigor.
O projeto prevê multa no valor de trez mil reais, aos estabelecimentos de saúde privados que não cumprirem a Lei. Luis Santos explica que uma grande parte de nossa população descarta as chapas de Raio-X em lixo comum, ou as deixam armazenadas em suas residências.
“ Trata-se de material altamente danoso à natureza, pois contém metanol, amônia e metais como o cromo, e, após a sua utilização, acabam soltando resíduos tóxicos que agridem o meio ambiente”, afirma Santos.
(Assessoria de imprensa do vereador Luis Santos/PMN)