07/06/2011 15h35
 

A audiência pública, solicitada e presidida pelo vereador José Crespo (DEM), deverá contar com a presença de várias autoridades

 

As circunstâncias que levaram a Santa Casa de Misericórdia a anunciar o fechamento do pronto-socorro municipal deverão ser esclarecidas durante audiência pública que será realizada na Câmara Municipal a partir das 19 horas desta quarta-feira. A audiência será presidida pelo vereador José Crespo (DEM), que solicitou sua realização através de requerimento aprovado por todos os integrantes do Legislativo.

 

O pronto-socorro municipal funciona em dependências da Santa Casa desde o começo de 1999, mediante repasses mensais de recursos por parte da Prefeitura. Há doze anos, quando o convênio para a manutenção do pronto-socorro foi assinado entre as partes, a estimativa de atendimento daquela unidade de atendimento médico era de 7 mil pessoas por mês.

 

Segundo comunicado da Santa Casa, o pronto-socorro atende hoje a uma média de 13 mil pacientes por mês – o dobro da clientela do início do convênio –, sem que a Prefeitura tenha nesse período acrescentado um leito a mais para receber as pessoas necessitadas de atendimento médico, deixando o hospital “à mercê de sua própria sorte, sem ter espaço físico e recursos financeiros suficientes ao atendimento da multiplicada demanda de paciente”.

 

Dizendo que a Prefeitura “não faz as adequações necessárias nas áreas de atendimento e não promove o desembolso de valores reais, que são de sua atribuição para a gestão e manutenção do pronto-socorro”, impondo mês a mês prejuízos econômicos que comprometem as finanças do hospital geral, a Santa Casa decidiu cancelar o convênio, o que deve ocorrer no final de agosto.

 

Considerando a necessidade de uma solução urgente para o impasse, antes que a população necessitada do pronto-socorro municipal seja duplamente penalizada, pois se hoje já enfrenta demora no atendimento daqui a três meses nem isso terá na Santa Casa, o vereador José Crespo propôs a realização da audiência pública buscando esclarecer todos os pontos da questão.

 

 Dada à importância de cada um no assunto, receberem convite oficial do vereador José Crespo para participar da audiência desta quarta-feira na Câmara o provedor e os diretores clínico e técnico da Santa Casa, respectivamente José Antonio Fasiaben, Fabiano C. Boa Sorte e Aristides Camargo, bem como o prefeito Vitor Lippi e os secretários municipais de Saúde e Finanças, Ademir Hiromu Watanabe e Fernando Mitsuo Furukawa.

 

Durante a sessão realizada nesta terça-feira pela Câmara, o líder do prefeito na Casa, vereador José Francisco Martinez, disse que o chefe do Executivo vai participar da audiência.

 

(Assessoria de Imprensa do vereador José Crespo/DEM)