A proposta do vereador Vitor do Super José (PTB) pretende proteger os fumantes passivos
Proibir o consumo de cigarros em pontos de ônibus e taxi. Esse é o objetivo do projeto de lei proposto pelo vereador Vitor do Super José (PTB). A intenção é proteger os usuários do transporte coletivo e de táxis, muitas vezes expostos à fumaça.
“Apesar de o ponto de ônibus ou taxi não ser um ambiente fechado, é impossível não compartilhar a fumaça em um espaço de poucos metros, principalmente nos dias de chuva e de muito sol, onde o ponto é o principal abrigo”, justifica o vereador.
Vitor destaca que o consumo de tabaco é um problema de saúde pública que afeta também os chamados fumantes passivos, pessoas que inalam a fumaça exalada pelos fumantes. A Organização Mundial de Saúde estima que existam 2 bilhões de fumantes passivos no mundo, sendo que 700 milhões seriam crianças – aproximadamente metade das crianças do mundo.
Segundo o projeto de lei, as penalidades a serem impostas aos infratores passarão a valer após a realização pela Prefeitura de ampla campanha educativa. Protocolado esta semana na Câmara, o projeto proíbe os fumantes de usarem cigarros, cigarrilhas, charutos e demais produtos do gênero, derivados ou não do tabaco e determina que o Executivo coloque placas nos pontos informando sobre a proibição.
Bitucas – Na justificativa do projeto, o vereador destaca ainda o impacto negativo do cigarro para o meio ambiente. “Quem fuma esperando ônibus ou taxi se desfaz do cigarro quando o transporte chega, afinal é proibido fumar dentro dos veículos, e esta prática está transformando os pontos em verdadeiros cinzeiros”, afirma Vitor do Super José.