Helio Godoy (PTB) propõe alternativas para contornar crise
O presidente da Comissão de Orçamento da Câmara de Sorocaba, Helio Godoy (PTB), levou ao prefeito Vitor Lippi (PSDB) nesta terça-feira (7) à noite uma proposta para contornar a crise vivida com a Santa Casa de forma imediata e evitar o rompimento do convênio.
De acordo com o vereador, a Prefeitura deveria alterar a forma atual de remuneração dos atendimentos, que prevê o disparo de um gatilho toda vez que o volume ultrapassa a marca contratada, para a forma de pagamento por atendimento, independentemente da quantidade.
“A administração já faz o pagamento por atendimentos individuais toda vez que o volume excede o total contratado. Seria uma forma de atender a oscilação dos atendimentos. Às vezes, temos mais ocorrências e em outras temos menos. A mudança equilibraria”, disse o vereador.
Além da alteração da forma de pagamento, Helio Godoy sugeriu ao prefeito que sejam feitos investimentos para ocupar toda a capacidade operacional das Unidades Pré-Hospitalares da Zona Oeste e da Zona Norte, que ampliariam os serviços aos cidadãos em até 30%.
O vereador propôs ainda que seja criada uma comissão de avaliação da execução do convênio com a Santa Casa, a ser formada por membros da Câmara, da Prefeitura e da Santa Casa, de modo que sejam apresentados relatórios mensais para correções de rumos.
O prefeito Vitor Lippi gostou das sugestões e disse que vai discutir com sua assessoria técnica até o dia 28 para tomar uma decisão. Ele também pediu a ajuda do vereador na discussão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para encaminhar a questão.
(Assessor de Comunicação do