13/06/2011 15h38
 

Projeto de lei do vereador Marinho Marte (PPS) tem como meta garantir mais transparência nos indicadores de qualidade de cada escola

 

As escolas da rede municipal de ensino poderão ser obrigadas a divulgar a nota obtida pelo estabelecimento no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). É o que prevê projeto de lei de autoria do vereador Marinho Marte (PPS), presidente da Câmara Municipal, que foi protocolado na Casa.

 

De acordo com a proposta, além de divulgar sua própria nota no Ideb, cada escola deverá divulgar também a maior nota e a nota média obtida pelos estabelecimentos de ensino da rede municipal. “É uma forma de contextualizar a nota de cada escola, para que diretores, professores e pais saibam como está a qualidade do ensino naquele estabelecimento e possam trabalhar para melhorá-la”, afirma Marinho Marte (PPS).

 

O Ideb é um índice de avaliação criado em 2007 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação. O índice sintetiza, em escala de zero a dez, a aprovação e média de desempenho dos alunos da educação básica em português e matemática e tem como objetivo elevar a média nacional para o patamar da média dos países desenvolvidos.