As propostas protocoladas por Izídio de Brito (PT) envolvem saúde, esporte, juventude, qualificação profissional, merenda escolar e coleta de inertes
O líder da bancada petista da Câmara de Sorocaba, Izídio de Brito (PT) protocolou nove emendas para segunda discussão da LDO 2012. Com a assinatura de sete vereadores, as proposituras foram protocoladas na tarde da última terça-feira, dia 14.
A saúde está contemplada em quatro emendas apresentadas por Izídio de Brito. Nelas, o parlamentar determina o aumento no número de realização de exames de mamografia e papanicolau, garantindo o acesso a 30% da população feminina adulta, e a inclusão de três Centros de Atendimento Psicossocial – CAPS AD, visando o atendimento necessário para os casos de urgência e emergência relacionados a álcool e outras drogas.
A meta física para o Programa Saúde da Família (PSF) também está sendo alterada através de emenda protocolada por Izídio de Brito. “Curiosamente, como Unidade de Medida, o PSF tinha o indicativo zero. Por sabermos que a Prefeitura de Sorocaba trabalha com o percentual de 20% da população, fizemos essa adequação, garantindo o atendimento a 12.200 sorocabanos”, explica.
As carências e urgências presentes no mercado de trabalho sorocabano tendem a ser levantadas através da emenda que inclui a realização do Mapa Profissional. Segundo o vereador, a intenção é, através dos dados obtidos, criar ações gerenciais e planejamento que garantam a inclusão da população do município no desenvolvimento industrial, comercial e humano.
Duas outras emendas aditivas apontam a inclusão à LDO
A ampliação da Meta Física para a coleta e destinação de materiais inertes e dos recursos disponíveis para o conselho Municipal do Jovem também estão sendo apontadas por meio de emendas.
Assinaram as nove emendas protocoladas pelo líder petista os vereadores José Crespo (DEM),
Com relação à emenda rejeitada em primeira discussão, que assinalava a construção do Hospital Público Municipal, que volta a ser debatida em segunda discussão, Izídio de Brito ressalta que buscará sua aprovação junto dos vereadores. “Mas se isso não acontecer, iremos às ruas buscar com a população as 25 mil assinaturas necessárias para entrar com projeto de iniciativa popular”, adverte.
A LDO é o primeiro passo para a elaboração e aprovação do orçamento para o próximo exercício. As diretrizes orçamentárias incluem os órgãos e entidades da administração direta e indireta. O projeto contém demonstrativos com as metas anuais, avaliação e comparações com exercícios anteriores, evolução do patrimônio, estimativa e compensação de despesas, entre outros itens.
Tramitação
Até o dia 14 de junho, os vereadores poderão apresentar emendas em segunda discussão, que receberão parecer da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias entre os dias 15 e 21 de junho. No dia 28 de junho, haverá a segunda discussão e votação do projeto, que será votado em definitivo no dia 7 de julho.
(Assessoria de Imprensa do vereador Izídio de Brito Correia/PT)