De autoria do
Projeto de lei protocolado na Câmara Municipal pretende instituir no calendário oficial do município o Dia do Voluntariado, a ser comemorado, anualmente, no dia 12 de dezembro. A proposta é de autoria do
O vereador lembra que já existe o Dia Nacional do Voluntariado, instituído pela Lei Federal 7.352, de 28 de agosto de 1985, e comemorado em 28 de agosto de cada ano, bem como o Dia Internacional do Voluntário, criado pela ONU e celebrado no dia 5 de dezembro. “Estamos propondo a data de 12 de dezembro para homenagear José Hatem, um voluntário exemplar de Sorocaba”, explica o vereador.
José Hatem, que presidiu a Fundação Ubaldino do Amaral e desenvolveu várias ações voluntárias no município em prol da população mais carente, nasceu no dia 12 de dezembro de 1934 (daí a escolha dessa data) e morreu em 13 de outubro de 2002. “Foi um dos responsáveis pela instalação do Colégio Politécnico de Sorocaba, com 1.600 alunos carentes, e apoiou todas as entidades filantrópicas de Sorocaba”, observa Marinho Marte.
Na justificava do projeto de lei, o vereador salienta, ainda, que viabilizou vários cursos profissionalizantes, bem como um programa de bolsas de estudos para a comunidade carente, que começou com 1.292 bolsas em 1994 e chegou a 2.015 bolsas em 1997. José Hatem também apoiou a criação da Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba) e da Associação de Eventos Culturais (Assec), bem como da Fundação Cruzeiro do Sul, que mantém a Rádio Cruzeiro do Sul.
Nos Estados Unidos, o voluntariado tem um peso expressivo na economia do país, com mais de 40 mil fundações e recursos que superam a casa de 500 bilhões de dólares, o que os economistas chamam de “terceiro setor”. “No Brasil, o voluntariado também está crescendo e, em Sorocaba, ele sempre foi historicamente muito forte, através das lojas maçônicas, dos clubes de serviços e de uma série de outras entidades que desenvolvem um trabalho social de valor inestimável”.