30/06/2011 13h56

Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia da Casa realiza audiência pública no próximo dia 13

 

 

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mario Tanigawa, esteve na Câmara durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 30, para relatar a participação de Sorocaba na Conferência Mundial sobre Parques Científicos e Tecnológicos realizada neste mês em Copenhagen, Dinamarca.

 

A troca de experiências para determinar projetos futuros foi o objetivo do evento que contou com a participação de delegações de 56 países. O Brasil esteve representado por 45 participantes de diversos ministérios, do BNDES, SEBRAE e universidades, além dos representantes de parques tecnológicos brasileiros.  

 

Acompanhado do Prefeito Vitor Lippi (PSDB), o secretário, além de participar da conferência, visitou 12 parques tecnológicos europeus em países da Escandinávia – Finlândia, Suécia e Dinamarca – e também em Manchester, Inglaterra.

 

“Nosso parque segue o modelo dos parques da Europa, por isso a importância de conhecer in loco, para poder melhorar e incrementar a implantação em Sorocaba”, disse o secretário. “Queremos que o parque seja construído com a população e com o Legislativo sorocabano”, completou.

 

O secretário destacou que pôde constatar que durante a crise que assolou os países europeus, os municípios que têm parques tecnológicos foram menos atingidos. Ressaltou ainda a qualidade de vida e o índice de Desenvolvimento Humano – IDH dessas cidades. “O parque tecnológico deverá trazer para Sorocaba a garantia do nosso futuro”, disse.

 

Acompanhando o secretário, o engenheiro Carlos Alberto Costa, apresentou o relatório da viagem. Entre os pontos observados destacou que 90% dos parques tecnológicos funcionam com participação direta das prefeituras e ainda a importância da visão regional e no contexto mundial e de estar sempre em rede com os demais parques, mantendo o intercâmbio técnico e científico.

 

“Temos que estar relacionados com o mundo todo para poder desenvolver ciência e tecnologia. Tivemos a certeza que estamos no caminho certo”, completou Tanigawa.

 

O presidente da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia, vereador Helio Godoy (PTB), convidou formalmente o secretário para a audiência pública que acontece no dia 13 de julho, para discussão de projeto do Executivo que prevê incentivos a inovação tecnológica.

 

O presidente da Câmara, Marinho Marte (PPS), ressaltou a importância de visitas dos secretários à Câmara e agradeceu a participação de Tanigawa.