Os integrantes da Comissão de Discussão da Câmara para a Construção de um Anel Ferroviário em Sorocaba vão começar a definir o projeto de retirada da linha férrea do centro na próxima quarta (13).
A primeira etapa da elaboração será a contratação de assessoria técnica para ajudar na formatação do texto e nos encaminhamentos a serem realizados, segundo o presidente da comissão, Helio Godoy (PTB).
O encontro deverá contar com a presença de um especialista no assunto convidado, que poderá vir a dar a assessoria. Também participará um gerente de Relações Corporativas da ALL.
A América Latina Logística é a empresa responsável hoje pela administração do ramal ferroviário existente no centro e de um pátio de manutenção que dá suporte para a operação em Sorocaba.
Fazem parte da comissão também os vereadores: Izidio de Brito (PT), Rozendo de Oliveira (PV), Neusa Maldonado (PSDB), Gervino Gonçalves (PR), João Donizeti (PSDB) e
“Na reunião vamos discutir ainda as respostas sobre os nossos requerimentos para a ALL e a própria Prefeitura. O da empresa chegou ontem e o do prefeito deve chegar até esta quarta (6)”, disse Godoy.
A ALL informou que o ramal de Sorocaba opera com nove trens por dia, cada um com 20 vagões, para o transporte de minério, ferro gusa, areia, celulose e combustíveis (álcool, diesel e gasolina).
Os clientes para esses produtos são: Vetorial, Gerdau, Minermix, Aremassa, Votoran, Petrobrás, Cosan, Shell e Chevron e estão distribuídos entre Mairinque, Presidente Altino e Santos.
A empresa não revelou quantos acidentes ocorreram, mas informou que fatais envolvendo pessoas foram três entre 2007 e 2011. De acordo com o documento, todos foram por negligência ou imprudência das vítimas.
Quando ocorrem acidentes leves, o procedimento é acionar os bombeiros locais e os fiscais de segurança terceirizados da ALL. Se forem graves, além deles é avisado o setor de trens de Curitiba (PR).
O relatório com as informações é assinado pela gerente de Relações Corporativas da ALL, Renata Franco Trevisan e pela coordenadora de Relações Corporativas da empresa, Polliana Elena Varnier.
Elas dizem ainda que a empresa está empenhada na retirada do ramal do centro porque seria mais viável economicamente e alertam que uma única composição ferroviária substitui 280 caminhões.
A vantagem dessa troca, segundo o documento, é que a composição tem maior capacidade de carga e risco de acidente menor que os das rodovias, além de ser menos poluente que os caminhões.
Prazo vence
A Prefeitura de Sorocaba tem até esta quarta-feira (6) para responder ao requerimento do presidente da Comissão do Anel Ferroviário, Helio Godoy, já que neste dia encerra o período de 15 dias da lei.
O prazo venceu no dia 21 do mês passado, mas o prefeito em exercício à época, José Ailton Ribeiro (PSDB), solicitou uma prorrogação de mais 15 dias devido ao que chamou de volume grande de informações.
Helio Godoy marcou a reunião para a quarta-feira (13) mesmo sem a resposta porque o prazo vence uma semana antes. “Não acredito que a Prefeitura vá solicitar prazo outra vez”, afirmou o vereador.
(Assessoria de Imprensa do