Helio Godoy mapeia as providências com diretor da concessionária
A Viaoeste, concessionária responsável pelas obras das marginais da Raposo Tavares, atendeu ou está atendendo 11 dos 26 pontos críticos apontados por Helio Godoy, líder do PTB na Câmara de Sorocaba.
Em reunião nesta sexta-feira (8) no gabinete do parlamentar, o diretor de Relações Institucionais da concessionária, Sérgio Ribeiro, fez um mapeamento do que será atendido, por quem e em que prazo.
Dos pontos, o diretor afirmou que 11 foram ou serão resolvidos até o dia 30 deste mês, 8 demandam orçamento extra, 4 são de responsabilidade da Prefeitura, 2 cabem aos proprietários e 1 não será atendido.
Sérgio Ribeiro disse também que não cumprirá o prazo acertado com a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) de corrigir tudo até 30 de julho.
“Apresentamos demandas de obras que não estavam previstas no projeto inicial e agora teremos de conseguir orçamento extra, a ser aprovado pelo governo, para realizá-las”, afirmou o líder do PTB.
São os casos das obras de construção de alças de acesso no viaduto do km 104 nos dois sentidos e das obras de instalação de uma casa de atendimento ao usuário e de um pátio para socorro no km 98.
Além da implantação de iluminação de todo o trecho
A única reivindicação apresentada pelo
O diretor da Viaoeste admitiu que houve falha de engenharia no projeto na definição daquele acesso. Além disso, o vereador apontou o fato de a Prefeitura ter liberado projetos comerciais no espaço que seria usado.
Mesmo assim, Sérgio Ribeiro se comprometeu a estudar medidas técnicas que possam amenizar o problema. O assunto voltará a ser discutido em novos encontros entre o vereador e a empresa.
Responsabilidade municipal
De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Viaoeste, a Prefeitura deverá realizar a pavimentação da faixa de terrenos em frente às empresas existentes no km 101 mais
Helio Godoy vai apresentar emenda ao orçamento para destinar recursos visando a realização dessa obra. Mas a empresa fez o engate da pista com o acesso e por ora cederá restos de asfalto compactado.
Cabe à Prefeitura também fazer um acesso, calçada e iluminação nas proximidades da passarela “José Aleixo Irmão” no km 103. Além da baia para ônibus no km 97, na marginal no sentido interior na Vila Zacarias.
Em relação à passagem em nível no km 98, altura da SP-79, conhecida como Estrada do Lajeado e antigo “Trevo da Morte”, as Prefeituras de Sorocaba e Votorantim terão de fazer as obras.
Só em dois casos apontados pelo vereador, o diretor da Viaoeste disse que os proprietários dos imóveis terão de fazer adaptações: o acesso ao Condomínio “Mirante do Ipanema” e a entrada Geléia Real.
Sérgio Ribeiro afirmou que a legislação não permitiria que essas construções nos km 104,5 e 105,3 estivessem tão próximas à via. Por isso, os proprietários teriam de adaptar as suas entradas.
(Assessor de Comunicação do