12/07/2011 16h53
 

A concessionária Viaoeste, responsável pelas obras das marginais da Raposo Tavares, concluiu nesta segunda-feira (11) a pavimentação do acesso a 30 empresas nas proximidades do km 101,6 da rodovia.

 

O líder do PTB na Câmara, Helio Godoy, havia feito a reivindicação à empresa após uma reunião, em março deste ano, com cerca de 40 empresários que se sentiam prejudicados pelas obras das marginais.

 

“A pavimentação naquele trecho era necessária”, disse Godoy, “porque circulam muitos caminhões e a situação ficava difícil nos dias de chuva pelo barro e também nos dias secos por causa da poeira”.

 

A Viaoeste construiu ainda uma pista de desaceleração entre os quilômetros 101 e 102 que havia sido reivindicada pelo vereador para dar mais segurança à entrada na via expressa.

 

Outra reivindicação do vereador que foi encaminhada pela Viaoeste foi uma solicitação ao governo do Estado para que faça a desapropriação de um trecho de terreno próximo à Coca-cola.

 

Trata-se da esquina da rua Antônio Aparecido Ferraz com a marginal sentido interior-capital. A desapropriação visa retirar um poste que avança para a rua e amenizar o grau de conversão dos caminhões.

 

Em relação a mais uma solicitação do vereador, a de construção de uma escada no viaduto do quilômetro 102 para acesso de moradores nos dois sentidos, a empresa sugeriu uma solução alternativa.

 

De acordo com a empresa, poderá ser feita uma baia mais à frente do viaduto, junto ao passeio no contorno da alça, para que os moradores utilizem esse acesso em vez da escada.

 

Como a Viaoeste informou que os acessos ao Condomínio “Mirante do Ipanema” no km 104,5 e à Geléia Real no km 105,3 terão de ser feitos pelos proprietários, o vereador pediu apoio da empresa.

 

Dessa forma, foi disponibilizado um técnico na Viaoeste para auxiliar os moradores e empresários desses locais sobre como conduzir da melhor forma os projetos necessários e as ações que precisam ser feitas.

 

 

 

Cobrança à Prefeitura

 

Helio Godoy afirmou que vai cobrar também da Prefeitura os itens dos pontos críticos que levantou em relação as obras das marginais e que são de responsabilidade da administração municipal. 

 

Cabe à Prefeitura, por exemplo, fazer um acesso, calçada e iluminação nas proximidades da passarela “José Aleixo Irmão” no km 103. Além da baia para ônibus no km 97, na marginal interior na Vila Zacarias.

 

Já em relação à passagem em nível no km 98, altura da SP-79, conhecida como Estrada do Lajeado e antigo “Trevo da Morte”, as obras terão de ser feitas pelas Prefeituras de Sorocaba e Votorantim.

 

Além das obras em si, a Prefeitura de Sorocaba terá de cobrar do governo do Estado um reforço orçamentária para a realização de obras que não foram previstas no projeto original, mas são necessárias.

 

“Esperamos que o prefeito e os deputados que representam a cidade consigam fazer com que o governo do Estado faça um aditivo para garantir a realização das obras”, disse o vereador.

 

 

(Assessoria de Imprensa – Vereador Helio Godoy – PTB)