Através de requerimento, o vereador José Crespo está questionando o prefeito Vitor Lippi sobre as condições precárias da ponte sobre o rio Ipaneminha, na divisa entre os municípios de Sorocaba e Araçoiaba da Serra.
A poucos metros da ponte, no lado de Sorocaba, a Prefeitura estreitou a largura da antiga estrada de Araçoiaba, impedindo a passagem de caminhões.
Esse estreitamento, através de defensas metálicas, foi implantado na época de construção do pedágio do quilometro 111 da rodovia Raposo Tavares; passou a ser um obstáculo ao tráfego de veículos pesados que passavam por ali para fugir do pedágio.
Este ano, o vereador Crespo já havia questionado a Prefeitura sobre aquele empecilho à livre circulação de veículos. Recebeu do prefeito a informação de que o estreitamento da estradinha, impedindo a passagem de caminhões, deu-se porque "a estrutura da ponte não aguentaria a circulação de veículos maiores e mais pesados".
O vereador esteve examinando pessoalmente as condições da ponte e agora questiona a Prefeitura porque, ao invés do estreitamento da estrada, não construiu outra travessia sobre o rio, de concreto, como é usual em locais assim servidos por estradas vicinais.
Crespo indaga à Prefeitura, entre outras questões abordadas no requerimento, se ela conhece o risco de desabamento da ponte, mesmo servindo à passagem apenas de veículos de passeio, e se o poder público municipal assume a responsabilidade civil ou criminal por eventuais danos materiais e vidas perdidas no caso de um acidente daquele tipo.
(Assessoria de Imprensa – Vereador José Crespo – DEM)