02/08/2011 16h31

Jornalista é escolhido por Marinho Marte (PPS) para denominar sala de coordenação na Câmara

 

O nome do Cidadão Sorocabano, ''Jornalista Salomão Pavlovsky'', deverá nomear a Sala de Coordenação da TV Legislativa da Câmara Municipal. É o que propõe o Projeto de Resolução 14/2011 do vereador Marinho Marte (PPS). 

 

Jornalista e radialista profissional, o também advogado e empresário da comunicação, nasceu em 1924 em Freguesia de Inhaúma, RJ. Filho do ucraniano Moysés Pavlovsky e da romena Cecília Rosemblat, Salomão Pavlovsky recebeu uma das primeiras concessões de rádio FM do interior do país, inaugurando a Vanguarda FM. Em outubro de 1990 instalou em Sorocaba a primeira emissora de TV em UHF no Brasil, afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

 

Em sua carreira como profissional de sucesso, começou trabalhando com publicidade depois em rádio, onde atuou em rádio novelas, narrações esportivas e locuções comerciais. Trabalhou por 17 anos na PRD-7 acumulando funções de radialista e diretor comercial da Rádio e do Jornal Cruzeiro do Sul. Logo depois montou sua própria emissora de Rádio AM, a Vanguarda. Foi Delegado do Escritório Regional do Interior (ERIN), nos anos 70 e recebeu a condecoração “Amigo da Marinha” em 1996.

 

Consagrado como radialista internacional e como entrevistador de celebridades, realizou coberturas ao vivo de países como China, Filipinas, Japão, Estados Unidos e República Dominicana.

 

O jornalista faleceu em 19 de setembro de 1997, motivado por problemas cardíacos, aos 73 anos. A placa indicativa na sala de coordenação da TV Legislativa deverá conter, além do nome de Jornalista Salomão Pavlovsky, a expressão: “Cidadão Sorocabano 1924/1997”.