Um trabalho de fiscalização diuturna na Santa Casa por parte da Prefeitura: essa proposta é da comissão de vereadores formada para acompanhar as negociações entre aquelas partes visando manter o funcionamento do pronto socorro nas dependências do hospital, sujeito a interromper suas atividades a partir de 31 deste mês caso o município não aumente o repasse mensal para custeio daquela unidade de emergência.
Além disso, na primeira reunião executiva do grupo, realizada na manhã desta quarta-feira na Câmara, ficou decidido que ele também vai atuar dentro de suas atribuições para conseguir a abertura de outro pronto socorro municipal no Hospital Evangélico, no oposto da cidade em relação ao que funciona na Santa Casa.
O vereador José Crespo, presidente daquela comissão, informou que a proposta para instalação de um posto permanente de fiscalização presencial da Prefeitura dentro da Santa Casa, para verificar a execução dos serviços conveniados e pagos pela municipalidade, é apenas uma das que vão ser apresentadas quando da análise do novo convênio para funcionamento do pronto socorro municipal.
A unidade de emergência é mantida pela Prefeitura. Considerando baixo o valor do repasse mensal do Executivo diante dos custos operacionais do pronto socorro, a Santa Casa deu prazo até o dia 31 deste mês para a Prefeitura, entre outras exigências, aumentar os recursos conveniados.
A comissão de vereadores decidiu ainda nesta quarta-feira que vai realizar um trabalho de verificação das prestações de contas apresentadas pela Santa Casa à Prefeitura para explicar o uso do dinheiro público utilizado nos últimos anos na manutenção do pronto socorro.
Dos sete integrantes da comissão de vereadores formada para acompanhar as negociações entre a Prefeitura e a Santa Casa para manter o pronto socorro municipal funcionando, quatro (Crespo, Izidio, Rozendo e Vitor) participaram da reunião desta quarta-feira onde foram tomadas aquelas decisões. Os outros três membros do grupo (vereadores Ditão, Martinez e Tonão) não participaram da reunião.
Assessoria de imprensa do vereador José Crespo (DEM)