04/08/2011 14h50

Baixo estoque no Banco de Leite Humano gerou a solicitação de Neusa Maldonado

 

O baixo estoque de leite materno no Banco de Leite Humano de Sorocaba levou a vereadora Neusa Maldonado (PSDB) a protocolar requerimento solicitando, ao Executivo Municipal, a intensificação das ações de orientação permanente à sociedade, visando sensibilizá-la sobre a importância da amamentação do recém-nascido e, principalmente, da doação do leite humano excedente. Além disso, Neusa Maldonado também cobra informações sobre quais ações a Prefeitura está realizando para amenizar o impacto do baixo estoque de leite humano.


“A Prefeitura dispõe de várias ações e programas permanentes de incentivo à amamentação do recém-nascido, mas a divulgação massiva dessas ações deve ser permanente, em todas as épocas do ano”, acredita Neusa Maldonado.


“A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o leite materno, em condições normais, não seja substituído na alimentação do bebê por nenhum outro alimento, por suas propriedades únicas e insubstituíveis”, afirma a parlamentar. “O Banco de Leite, nesse sentido, tem uma imensa importância, que é fornecer esse alimento aos bebês com baixo peso ou com outros problemas que exigem atenção especial”, reforça.


Ações – A Prefeitura Municipal tem desenvolvido, durante a Semana Mundial de Amamentação (que ocorre de 1º a 7 de Agosto), diversas ações de incentivo e orientação à amamentação, envolvendo as Unidades Básicas de Saúde do município.


Além disso, mantém ações permanentes de incentivo à amamentação em várias unidades de saúde, além da Policlínica de Especialidades e a Unidade Pré-Hospitalar Zona Oeste, com fraldário e salas de amamentação.


A Policlínica também abrig a o “Programa Recém-Nascido de Risco”, que desenvolve um trabalho de orientação permanente às gestantes sobre a importância do aleitamento materno.


“Estou cobrando, no requerimento, que sejam promovidas, durante todo o ano e massivamente, campanhas sobre a importância do aleitamento materno e sobre os programas permanentes que o Poder Público desenvolve para amparar a gestante, a mãe e o recém-nascido”, diz a vereadora.


Serviço – A mãe que quiser doar leite ao Banco de Leite Materno pode ligar para o número 3212-0384, e solicitar que uma equipe vá à sua casa realizar a coleta do produto, sem a necessidade de se deslocar até o CHS.

 

(Assessoria de Imprensa – Vereadora Neusa Maldonado – PSDB)