05/08/2011 13h02
 

Com o objetivo de impedir que as chapas radiográficas após sua utilização sejam simplesmente descartadas ao meio ambiente, sem qualquer cautela ou procedimento adequado,  o vereador Luis Santos (PMN) criou projeto de lei que regula o recolhimento dessas  chapas e seu destino ambientalmente correto como prevê a legislação ambiental em vigor.

 

O projeto que entra em pauta na próxima terça-feira (09) estabelece que os Hospitais e Postos de Saúde deste Município servirão de pontos de coleta para recolhimento dessas chapas radiográficas (raio x). O projeto também prevê que o local destinado à coleta deverá constar a seguinte identificação: “Descarte aqui suas chapas radiográficas”. Os estabelecimentos de saúde privados que não cumprirem a lei ficarão sujeitos à multa no valor de 3.000 reais, por infração.

 

Em sua justificativa, o vereador destaca que grande parte de nossa população, descarta as chapas de Raio-X em lixo comum ou as deixam armazenadas em suas residências, sendo essas grande poluidora do meio ambiente, pois contém metanol, amônia e metais pesados como o cromo, e, após a sua utilização, acaba carregando resíduos tóxicos, e, conforme estatísticas pode até contaminar o solo, a água e, conseqüentemente, o ser humano.

 

As chapas de raio-X jogadas no lixo comum, levam décadas para se deteriorar, portanto devem ser encaminhadas para a reciclagem, onde será feita a extração dos metais pesados, mesmo que existente em pequena quantidade será feito também o reaproveitamento do material plástico,  além dos recursos arrecadados que poderá ser revertido para instituições assistenciais da cidade, através dos pontos de coleta, ou seja, os hospitais e os postos de saúde.

 

(Assessoria de Imprensa – Vereador Luis Santos – PMN)