10/08/2011 17h12

A decisão foi tomada durante a segunda audiência pública que discutiu a Lei de Incentivo à Cultura promovida pelo vereador petista Izidio de Brito

 

Um fórum que discutirá a cultura na cidade de Sorocaba será debatido em reunião no próximo dia 30 por artistas e representantes do Conselho de Desenvolvimento Cultural (CDC). A necessidade de sua criação foi concluída durante a segunda audiência pública promovida pelo vereador Izídio de Brito (PT) que debateu a Lei de Incentivo à Cultura (LINC) do município, realizada na Câmara Municipal na noite desta terça-feira, 09.

Em ambas as audiências públicas, o presidente do CDC, Werinton Kermes, o secretário Municipal de Cultura, Anderson Santos, e a secretária da LINC, Tânia Caserta, debateram com a classe artística da cidade, entre outros pontos, a desburocratização no processo de inscrição da Lei; formas de avaliação e critérios para a escolha dos projetos; elaboração de calendário fixo; nova maneira de composição do CDC e sua fiscalização; distribuição de verbas e prazos de entrega; e fiscalização na execução dos projetos.

Segundo Izídio de Brito, a intenção inicial dessa segunda audiência era a apresentação e discussão de mais propostas de alteração da LINC e suas amarrações. "Porém, ao percebermos a complexidade do tema e que carecia de mais discussões, não somente quanto à lei de incentivo, para que realmente ajude a categoria artística e contemple o público sorocabano, chegou-se ao consenso que tais debates precisariam ser feitos em fóruns", explica o parlamentar petista.

Para que as mais diversas categorias artísticas recebam o apoio e as propostas levantadas na audiência, e outras mais, sejam organizadas e discutidas, tendo em vista a Conferência Municipal de Cultura, que deve acontecer em novembro deste ano, o secretário Anderson Santos sugeriu a criação de uma comissão organizadora do fórum, já definida durante a discussão. Fazem parte dela os artistas Steves Hiandrey, Nanaia de Simas, Flávia Biggs, Flávio Melo, Cleiner Misseno, Marcelo Nascimento e Renata Braga.

O presidente do CDC afirma que tal união entre artistas e o Poder Público em favor da melhoria da cultura sorocabana, que aconteceu devida a audiência, já pode ser considerada um grande passo. "As duas noites de discussão foram ricas em idéias e propostas, porém apenas demos início a um processo que deve ter continuidade", ressaltou.

Também participaram da audiência pública o vereador Geraldo Reis (PV) e a gerente de unidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Juliana Vieira Pinto, representante do secretário Mário Tanigawa.

O local da primeira reunião para tratar do Fórum deverá ser definido até esta sexta-feira, dia 12, e será comunicado aos demais atores pelos membros da comissão organizadora.

 

Assessoria de imprensa do vereador Izídio de Brito (PT)