Projeto de autoria da vereadora Neusa Maldonado (PSDB) busca educar alunos para que não sejam vítimas de crimes digitais
O projeto de lei de autoria da vereadora Neusa Maldonado (PSDB), que institui nas escolas municipais da cidade o programa “Educação e Conscientização Digital – Segurança na Rede”, foi parcialmente discutido na sessão ordinária desta terça-feira (23), mas, devido ao fim do tempo regimental, continua na pauta para a próxima sessão. A vereadora deverá apresentar um substitutivo alterando parcialmente o projeto, determinando que ele seja implementado como atividade extra-curricular.
O projeto visa combater a pedofilia e o cyberbullying, além de fornecer informações que possibilitem a identificação dos perigos presentes na internet, como fraudes financeiras, envio de vírus, roubo de senhas, crimes contra a honra, calún ia, injúria e difamação, além de crimes de preconceito de gênero, raça e etnia.
O programa também deverá orientar o aluno para a identificação de oportunidades, como a relação interpessoal e preparação para o mercado de trabalho (como cursos on line e à distância), e a construção de competências profissionais, habilidades sociais e marketing pessoal. O projeto responsabiliza o Poder Executivo Municipal pela educação e conscientização digital dos alunos por meio de palestras e aulas temáticas, na faixa que compreende do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
(Assessoria de Imprensa – Vereadora Neusa Maldonado – PSDB)