O prefeito Vitor Lippi (PSDB), durante entrevistas concedidas às rádios Cruzeiro do Sul e Jovem Pan Sorocaba, na manhã desta quarta-feira (24), disse que irá vetar o projeto do vereador e também vice-presidente da Câmara Municipal de Sorocaba Francisco França (PT), que visa instituir no município campanha permanente para orientar à população sobre um dispositivo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), especialmente do Artigo 267, que prevê a possibilidade de uma advertência por escrito, no lugar da multa, no caso de infrações de natureza leve e média, sem que haja reincidência no prontuário do motorista durante um ano, se a iniciativa for aprovada.
Em relação à declaração do prefeito, França disse lamentar a atitude, que mais uma vez só demonstrou que Lippi desconhece o conteúdo do seu projeto. O vereador enfatizou que não está legislando sobre o Código de Trânsito Brasileiro, apenas criando um mecanismo de divulgar um dos seus artigos. Além disso, o vereador ressaltou que o chefe do Executivo, durante entrevistas, também demonstrou total descontrole emocional quando questionado sobre a atuação dos amarelinhos no município.
O vereador faz questão de esclarecer, que seu projeto não tem relação alguma com os amarelinhos, porém, por tratar da questão das multas, automaticamente as pessoas estão relacionando a eles. “Tanto a população quanto os vereadores reclamam da falta de bom-senso desses profissionais, que não estão trabalhando para disciplinar o trânsito, mas como agentes multiplicadores de multas, aliás, muitas delas abusivas.”
Enquanto França ocupava a tribuna na última terça-feira (22), durante discussão do seu projeto, parlamentares da própria base governista enfatizaram denúncias de que os amarelinhos têm cotas de multas a serem cumpridas diariamente.
O projeto está na pauta da sessão ordinária desta quinta-feira, em segunda discussão. Se aprovado, seguirá para sansão do prefeito.
(Assessoria de Imprensa – Vereador Francisco França – PT)