“A presença da vida no universo está ligada à beleza”. Com esta frase o vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) começou seu discurso em homenagem ao Prof. Dr. Gal Moreira Dini, durante a entrega de Título de Cidadão Emérito, realizada na última terça-feira (23), por inciativa do parlamentar.
Nascido em Sorocaba em 24 de fevereiro de 1968, o Dr. Gal Moreira Dini, antes de fazer da medicina um objeto da mente, já a trazia gravada no coração. Seu pai, o Dr. Gualberto Moreira Dini, foi um dos grandes médicos desta cidade, que, se estivesse vivo, teria completado esta semana 95 anos de idade.
O Dr. Gualberto Moreira, que faleceu em 1984 aos 67 anos, ficou conhecido como o “médico dos pobres”, sendo um dos principais responsáveis pela criação das faculdades de Direito, Filosofia e Medicina, além de ter sido o primeiro prefeito de Sorocaba eleito pelo voto direto, logo após a Constituição de 1946, cargo que voltou a ocupar, também pelo voto, entre 1955 e 1959.
Como se vê, a medicina e a história se confundem na vida do Dr. Gal Moreira Dini. Se o seu pai, como médico e político, esteve à frente de muitas conquistas do município, entre as quais se destaca a implantação da PUC em Sorocaba, sua mãe, como advogada, protagonizou um feito histórico, que se inscreve nas lutas de emancipação da mulher. A Dra. Heloísa Dini, mãe do nosso homenageado, foi a primeira mulher no país a presidir a Ordem dos Advogados do Brasil, tendo sido eleita presidente da Subseção da OAB de Sorocaba em 1985.
Gal Dini em seu discurso emocionado, fez questão de lembrar de todos que o ajudaram em sua trajetória até aqui e, que, a partir de agora vai trabalhar ainda mais para honrar o título que recebeu na noite desta terça-feira.
Ainda durante seus agradecimentos, presenteou o Edil Donizeti com um quadro do artista plástico Nelson Motta. Familiares, amigos e autoridades fizeram questão de encher o Plenário da Câmara para prestigiar a solenidade e, claro, o amigo.