Está agendada para esta quinta-feira, 1, às 13h, uma reunião entre vereadores e o presidente da Urbes, engenheiro Renato Gianolla, no plenário da Casa de Leis. O encontro será para discutir a atuação dos agentes de trânsito, os chamados “amarelinhos”, e será realizado no plenário do Legislativo, logo após a sessão ordinária.
Gianolla deverá esclarecer dúvidas dos parlamentares sobre o processo de contratação, o treinamento e a postura dos agentes que trabalham nas principais vias da cidade. O presidente da Câmara, vereador Marinho Marte (PPS - foto), já informou aos demais colegas de Casa sobre a visita do presidente da Urbes - que ocupa também a pasta de Transportes da prefeitura.
O convite do Legislativo ao secretário, surgiu diante das várias reclamações recebidas por vereadores, em relação à postura dos “amarelinhos”, enquanto orientadores do trânsito, bem como à aplicação indiscriminada de multas aos motoristas e à dificuldade em obter sucesso no julgamento de recursos de defesa contra as infrações.
Levantamento – Motivado pela insatisfação manifestada por munícipes, o presidente do Legislativo já havia solicitado ao Executivo, através de requerimento, um levantamento do número de autuações efetivadas pelos agentes de trânsito. Marinho Marte disse que ficou surpreso com a quantidade de multas aplicadas no período de 1º de janeiro até 31 de maio deste ano. Segundo dados fornecidos pela URBES, foram cerca de 20 mil notificações, sendo o maior percentual , 24,14%, por ‘ dirigir veículo utilizando-se de telefone celular’.