Proposta de Marinho Marte (PPS) prevê programa de atualização profissional também para PMs e Guardas Municipais
Preparar os agentes de trânsito para o trabalho de orientação, fiscalização e autuação. Este é o objetivo do projeto de lei do presidente da Câmara, vereador Marinho Marte (PPS) que institui o programa de atualização profissional de amarelinhos, policiais militares e guardas civis municipais.
O projeto foi protocolado nesta sexta-feira, 2, um dia após a visita do presidente da Urbes, Renato Gianolla, à Câmara para tratar do trabalho dos agentes. “As funções exercidas pelos agentes de trânsito exigem preparo e atualização constante”, justifica Marinho.
Segundo o projeto, duas vezes ao ano, os profissionais deverão receber o treinamento, com carga horária de 40 horas cada, incluindo as disciplinas legislação de trânsito, princípios de cidadania, psicologia da abordagem, primeiros socorros e condutas de segurança no trânsito, além de outras matérias que poderão ser incluídas pela URBES.
O curso proposto pretende reforçar os conceitos e fundamentos necessários para o bom exercício da função e manter os profissionais responsáveis pela fiscalização informados sobre as constantes mudanças na legislação de trânsito, além de possibilitar o esclarecimento de dúvidas surgidas no cotidiano.
Diante de inúmeras denúncias de má conduta dos chamados amarelinhos e do aumento excessivo de multas, o parlamentar defende a necessidade do programa permanente de reciclagem. “A qualificação dos agentes com certeza irá melhorar o gerenciamento de conflitos com os infratores, melhorando assim a segurança do trânsito em Sorocaba”, conclui Marinho Marte.