A vereadora Neusa Maldonado (PSDB) protocolou requerimento solicitando, ao Executivo municipal, a construção de um Centro Pedagógico de Ciência e Tecnologia, com objetivo de oferecer às comunidades escolares e à população em geral, instrumentos, condições e espaços apropriados para o estudo, pesquisa, troca de informações, uso e elaboração de materiais didáticos sintonizados com o contexto científico e tecnológico da atualidade.
A proposta sugere que o Centro ofereça laboratório de ciências, informática e noções de robótica, oficina de criação com ferramentas e instrumentos apropriados para capacitar professores a produzir seus próprios materiais didáticos, exposições de experimentos, além de palestras, seminários e exposições para educadores, alunos e comunidade sobre temas relacionados à área d e ciências e tecnologias.
A parlamentar também sugere a realização de convênios com instituições públicas e privadas, em especial a comunidade acadêmica, com vistas à implantação, manutenção e operação do Centro, tornando-o polo gerador e difusor de novidades científicas.
“Vivemos hoje uma intensa mobilização da sociedade e de empresas no tocante à inovação técnica e tecnológica. As empresas exigem, cada vez mais, a adaptação e autoeducação dos funcionários no tocante às novas tecnologias. A criação do Centro Pedagógico de Ciência e Tecnologia vem suprir uma lacuna na formação de nossos alunos, que se refere ao contato direto com o ambiente de desenvolvimento tecnológico, adaptando-os para a nova realidade do mercado de trabalho, onde tudo muda o tempo todo”, enfatiza a vereadora Neusa Maldonado.
Proximidade – A criação de um Centro Pedagógico de Ciência e Tecnologia, segundo defende Neusa Mald onado, aproximará a inovação tecnológica e o desenvolvimento científico das comunidades escolares, em especial alunos da rede pública municipal de educação, e professores.
“Um dos objetivos do Centro é fornecer, ao professor, o ferramental necessário para ele desenvolver, por conta própria e de forma personalizada, experimentos científicos e materiais didáticos, em conformidade com as necessidades e demandas que a comunidade onde ele está inserido geograficamente apresenta”, sustenta a autora da proposta.
Outro aspecto positivo do Centro é aproximar a comunidade acadêmica da comunidade escolar, motivando os pesquisadores e eventuais futuros pedagogos e professores e, ao mesmo tempo, os alunos da educação básica, que deverão ter contato real com a produção científica e tecnológica.
“Trata-se de uma experiência importante para ambos os lados. Enquanto o pesquisador, que nesse caso geralmente é aluno de licenciatu ra, tem contato com a prática do ensino, promovendo palestras e tutorias, o aluno do ensino básico tem contato com a produção científica, sendo motivado a ingressar nos níveis superiores de educação”, defende a vereadora.
“A vinda de grandes empresas para Sorocaba e a criação do Parque Tecnológico, demonstra que vivemos uma realidade de efervescência no tocante à tecnologia. Nossos alunos devem ser amparados nas escolas para que se desenvolvam em conformidade com essa realidade, que deverá exigir, dentro de pouco tempo, um nível de especialização muito maior do que o de hoje”, sustenta a vereadora.
Assessoria de Imprensa - Vereadora Neusa Maldonado (PSDB)