16/09/2011 17h32
 

Uma moção de apoio à iniciativa da subseção sorocabana da Ordem dos Advogados do Brasil de promover uma campanha permanente de combate à impunidade de agentes públicos envolvidos em escândalos de desvio de conduta foi protocolada na Câmara pelo vereador José Crespo. Aprovado pelo plenário, o documento será encaminhado ao presidente daquela entidade de classe, Dr. Alexandre Ogusuku.

 

Para elaborar a moção, Crespo levou em conta o fato de que no Brasil há em tramitação milhares de processos tratando, civil e criminalmente, de questões relativas à improbidade administrativa, corrupção, peculato e outros crimes versando sobre o desvio de dinheiro público, muitos deles com ampla repercussão.

 

A Ordem dos Advogados do Brasil criou recentemente o site O Observatório da Corrupção, um instrumento para que a sociedade exerça seu interesse no rápido julgamento de casos de corrupção, acompanhando os andamentos e pleiteando os julgamentos em todas as instâncias, fato que inspirou a subseção local da OAB a iniciar uma campanha de combate à impunidade de agentes públicos envolvidos em escândalos de corrupção e outros crimes desse tipo.

 

A proposta é a de criar um site onde qualquer cidadão poderá encaminhar denúncias sobre a ocorrência de crimes e desvios de conduta cometidos por agentes públicos no exercício dos cargos ou mandatos, bem como dos seus prepostos (secretários ou assessores).

 

- Algumas entidades representativas locais já se manifestaram plenamente favoráveis ao início e andamento dessa campanha, razão pela qual apresentei a moção de apoio à representação local da OAB, que certamente terá a aprovação dos demais vereadores, esclareceu o vereador Crespo.

 

Assessoria de Imprensa - Vereador José Crespo (DEM)