20/09/2011 10h53

Especialistas na área de transplantes confirmaram presença no debate, que contará ainda com a participação de ONGs e profissionais da área de captação de órgãos.

 

           Por iniciativa do vereador Claudemir Justi (PSDB), a Câmara Municipal de Sorocaba irá realizar, nesta quarta-feira, 21, uma Audiência Pública com o tema ‘Doação de Órgãos: conscientização e formas de doação’.

 

          A intenção, segundo o parlamentar, é discutir a atual estrutura de captação e transplantes de órgãos no município. “É uma questão de sobrevivência para muitos pacientes que aguardam na fila por um rim, um coração, mas, muitas vezes por falta de informação, o órgão não chega a tempo”, alerta Justi.

 

         Profissionais renomados na área, como o Chefe do Programa de Transplante de Fígado do Hospital Albert Einsten e Professor Titular de Cirurgia da PUC-SP, o Dr. Bem-Hur Ferraz Neto, que também preside a ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, o Dr. Luiz Otsubo, coordenador da CIHDOTT -           Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplante (Santa Casa de Misericórdia), já confirmaram presença.

  

        O debate, que contará ainda com a participação do presidente do BOS – Banco de Olhos de Sorocaba, Paschoal Martinez Munhoz, e da enfermeira Simone Tomé, do SPOT – Serviços de Procura de Órgãos e Tecidos de Sorocaba, será realizado no plenário da Casa de leis, a partir das 19h30.