Os recentes casos de vandalismo contra instituições municipais de ensino, com destruição de alimentos, materiais escolares e mobiliário, levou a vereadora Neusa Maldonado (PSDB), presidente da Comissão de Saúde, Educação e Juventude da Câmara, a protocolar requerimento solicitando a ampliação da vigilância no entorno de escolas, creches e Sabe Tudo da cidade, em especial nos finais de semana e período noturno.
No último final de semana, a Escola Municipal Professora Norma Justa Dall'ara, do Parque Vitória Régia, foi alvo de vandalismo, e teve materiais escolares e alimentos da merenda dos alunos furtados. Cadernos, livros, canetas, além de frango congelado, bolacha, farinha de trigo, entre outros, foram levados pelos invasores. Uma janela foi entortada e brinquedos danificados.
No início do ano, outro prédio escolar foi alvo de vandalismo. A Escola Mun icipal José Mendes, do Jardim Hungarês, foi invadida e teve móveis, portas, paredes e caixa de água danificados, segundo relataram munícipes à vereadora Neusa, que protocolou requerimento solicitando a ampliação da frequência da Ronda Escolar nas imediações do próprio público.
A vereadora também solicitou mais policiamento e intensificação da vigilância do prédio do Sabe Tudo do Parque São Bento, outro próprio que vinha sendo depredado sistematicamente. Em setembro, o Executivo municipal informou que intensificaria as ações da Guarda Civil no bairro, em especial nos arredores do Sabe Tudo.
Neusa Maldonado é autora da lei municipal nº 9.116/10, que estabelece a “área escolar de segurança como espaço de prioridade especial do Poder Público Municipal”, e prevê ações de melhoria das condições de segurança no entorno das unidades de ensino.
(Assessoria de Imprensa – Vereadora Neusa Maldonado – PSDB)