Tramita na Câmara Municipal de Sorocaba, um projeto de lei de autoria do vereador Ditão Oleriano (PMN), que autoriza a prefeitura a retirar árvores, localizadas em frente à residências, quando estas estiverem causando danos à calçadas, muros e à rede elétrica, desde que o proprietário do imóvel concorde com o plantio de uma outra espécie, de médio porte, no local.
Ditão explica que para isso o morador terá que acionar o Executivo, que fará um levantamento da situação do local. “Temos uma grande quantidade de árvores com as raízes levantando calçadas, rachando muros, que ameaçam cair e causando vários outros tipos de transtornos a pedestres e moradores das casas onde estão localizadas”, alerta o vereador.
Ainda segundo Ditão Oleriano, o plantio de uma árvore, cujo porte seja apropriado a uma calçada, irá garantir a preservação do verde na cidade, sem a preocupação que as árvores frondosas, cultivadas irregularmente nestes locais, podem causar, como o freqüente enrosco em fios de telefonia e de eletricidade.