Técnica artesanal foi utilizada pelos fotógrafos do Legislativo que expõem trabalho na Casa até 31 de outubro
Com apoio do presidente Marinho Marte (PPS), a equipe de fotógrafos da Câmara Municipal de Sorocaba se dispôs a confeccionar máquinas artesanais, para registrar, em retratos únicos, o prédio do Legislativo. O resultado desse trabalho artístico pode ser visto desde esta quinta-feira, 22, até o dia 31 de outubro no corredor do plenário da Casa. A Exposição de Fotos “Pinhole”, de autoria dos fotógrafos Agnaldo Pereira, Lucas Munhoz e Luciano Quirino, começou a ser produzida no mês de agosto, comemorado mundialmente como o mês da fotografia.
Conhecida pelo homem desde a Antiguidade, a técnica Pinhole - do inglês, buraco de alfinete - não utiliza equipamentos convencionais. Através de câmeras artesanais, produzidas pelos fotógrafos com caixas de papelão e latas de leite em pó com um pequeno furo, cujo interior foi pintado de preto e vedado para não entrar luz, foram feitas 12 fotografias.
Reveladas manualmente pelos profissionais, as fotografias não podem ser reproduzidas, representado assim um olhar único de cada um dos três fotógrafos sobre a sede do Poder Legislativo Municipal. O projeto tem intenção de mostrar o princípio da câmera escura, usado por cientistas desde 1500, e também como é possível fazer fotos artísticas sem o imediatismo e os aparatos digitais dos dias atuais.