De autoria do
Sorocaba poderá contar com um Programa de Castração Móvel destinado ao controle da população animal no município. É o que prevê projeto de lei de autoria do
“A população animal, especialmente de cães e gatos, cresce vertiginosamente e, em decorrência disso, cresce também os maus-tratos e abandono dos animais, que ficam soltos na rua, passam fome e frio e adquirem doenças. Nosso objetivo é permitir o controle dessa população, estimulando a posse responsável”, argumenta Marinho Marte.
Para o vereador, a medida é fundamental também para a saúde da população. “Não podemos esquecer que animais como cães e gatos, especialmente quando malcuidados, são portadores de várias doenças que também afetam as pessoas. Por isso, a medida que estamos propondo também é importante para a saúde da população”, argumenta o parlamentar.
“As famílias mais carentes, que não dispõem de veículo próprio, não têm como levar seus animais para castrar no centro de zoonoses da Prefeitura, daí a importância de se implantar esse serviço no município”, afirma Marinho Marte. Na justificativa de seu projeto de lei, o parlamentar salienta que vários municípios no país já desenvolvem programas do gênero, como Porto Alegre, Belo Horizonte, São Vicente e Araraquara.