26/09/2011 17h26
 

O vereador Francisco França (PT) propõe monumento em homenagem à Nossa Senhora em Aparecidinha, com o objetivo de valorizar a história religiosa do bairro

 

Nesta terça-feira (27), na pauta da sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, em primeira discussão, está o projeto de lei de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Francisco França (PT), que propõe a criação de um monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Aparecidinha.

 

Segundo França, o projeto quer valorizar a história religiosa do bairro, onde são realizadas anualmente duas romarias de tradição bicentenária. Ele diz ainda que sua intenção é mobilizar a comunidade local e a igreja para buscarem junto à Prefeitura Municipal a construção do monumento.

 

O projeto, que autoriza o prefeito Vitor Lippi (PSDB) a constituir uma comissão com a finalidade de elaborar estudos para construção do monumento, recebeu parecer de inconstitucionalidade da assessoria jurídica da Câmara, alegando se tratar de iniciativa do Executivo.

 

Apoio da IgrejaEm agosto, França esteve na igreja de Aparecidinha, em reunião com o pároco-reitor do Santuário Arquidiocesano de Aparecidinha, padre José Antônio Leite de Oliveira para tratar do projeto. Na ocasião o vereador recebeu total apoio do pároco à iniciativa. Tanto que ele se dispôs a interceder junto à Cúria Metropolitana de Sorocaba para solicitar reforço ao projeto do vereador, que considera de extrema importância para manter a tradição religiosa do bairro.

 

Carta do Arcebispo – Recentemente o vereador recebeu, em mãos, uma carta assinada por Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, arcebispo metropolitano, para ser entregue ao prefeito Vitor Lippi (PSDB), através da qual ele pede a construção do monumento.

 

No texto, o líder religioso relata que, tendo em vista que Aparecidinha nasceu da presença da imagem de Nossa Senhora conservada no bairro desde 1782, avalia como justo o município atender a reivindicação da população caracterizada no projeto de França.

 

A carta do arcebispo, bem como do pároco do Santuário de Aparecidinha serão lidas pelo vereador em plenário durante a discussão do projeto.

 

(Assessoria de Imprensa do vereador Francisco França/PT)