27/09/2011 16h29

Desde o início do ano, 2052 porções de drogas ilícitas foram apreendidas em ações operacionais no parque, além de 38 pessoas presas.

 

A praça pública da Vila Formosa receberá uma câmera de vigilância para ser monitorada 24 horas por dia, coibindo, através de ações conjuntas entre Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, a permanência de traficantes no local. É o que informa a Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco) à vereadora Neusa Maldonado (PSDB), que solicitou a ampliação das ações da GCM no parque, após solicitação de vários moradores.

Segundo a Sesco, desde o início do ano, 2052 porções de diversos tipos de drogas ilícitas foram apreendidas em ações operacionais no parque, além de 38 pessoas presas. Segundo a Secretaria, para coibir a ação de criminosos na região, a GCM tem mantido uma viatura de forma fixa, das 16hs às 23hs, no parque, além de realizar patrulhamento constante.

Através da vereadora, moradores solicitaram a instalação de uma Base Comunitária Fixa no bairro. Segundo a Sesco, não há previsão de instalação de novas bases fixas, alegando que a GCM utiliza uma Base Comunitária Móvel, de forma alternada, atendendo a localidade e inibindo a presença de maus elementos.

Moradores locais, em contato com a parlamentar, informaram que o bairro, além se sofrer a ação constante de traficantes, é alvo de desordem por parte de usuários da pista de skate. Moradores chegaram a ser coagidos por pessoas que utilizavam o local durante a madrugada, após solicitarem que fizessem menos barulho.

Histórico – A vereadora Neusa Maldonado protocolou requerimento solicitando a instalação de uma Base Comunitária Fixa no bairro da Vila Formosa em abril deste ano, visando coibir a ação de traficantes e desordeiros na pista de Skate do parque. Na ocasião, a Sesco informou que não poderia atender essa solicitação, mas intensificaria as ações de fiscalização e monitoramento no parque.

Em 16 de Setembro, a vereadora voltou a protocolar novo documento solicitando a intensificação das ações da PM e GCM no parque, além de estudos de viabilidade para instalação de uma Base Comunitária Fixa no bairro.

Em outubro de 2010, a vereadora solicitou ao Executivo municipal o desenvolvimento de trabalho intensivo para coibir o tráfico e uso de drogas na praça da Vila Formosa. A parlamentar afirmava que a estrutura de iluminação do próprio municipal era danificada constantemente pelos traficantes e usuários de entorpecentes, visando a tornar o local mais propício para os atos ilícitos.

Assessoria de imprensa da vereadora Neusa Maldonado (PSDB)