29/09/2011 16h01
 

Segundo resposta do Executivo a requerimento do vereador Moko Yabiku (PSDB), o parque, situado no Campolim, ganhará árvores típicas do Japão ainda em 2011

 

Em resposta a requerimento do vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), que solicitava melhorias no Parque Kasato Maru, a Prefeitura Municipal informou que irá plantar cerejeiras (sakura) no período de setembro até dezembro, considerado o melhor para a ação, por se tratar de período de chuvas.

 

Segundo Yabiku, o pedido se deu pela reivindicação de diversos representantes da colônia nipônica em Sorocaba. “Sempre ouvi elogios pelo estado de conservação do parque e de sua beleza, porém, atentaram para a falta das cerejeiras, tradicionais árvores do Japão. Elas são associadas ao samurai, cuja vida era simplesmente cumprir seu papel, assim como a flor que se desprende da árvore”, informa Yabiku.

 

Após a iniciativa do vereador Yabiku e sua Lei 7.845, o Parque Kasato Maru foi construído em 2008, para comemorar o centenário da imigração japonesa ao Brasil, em uma parceria da Prefeitura com a Ucens (União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba), entidade na época presidida por Wilson Kinoshita. A construção teve, também, os cuidados da Comissão do Centenário, encabeçada por Shoji Umeda.

 

O Parque recebeu este nome por ser o mesmo do primeiro navio que aportou em Santos trazendo imigrantes do Japão, em 1908. Abriga, inclusive, o Festival Beneficente da Colônia Japonesa, evento que reúne, em cada edição, aproximadamente 15 mil pessoas de todas as etnias, simpatizantes com os costumes daquele país oriental.