De autoria do vereador Marinho Marte (PPS), Lei nº 9734 homenageia José Hatem
Dia 12 de dezembro é o Dia do Voluntariado em Sorocaba. É o que determina a Lei nº 9734 de autoria do vereador Marinho Marte (PPS), presidente da Câmara Municipal, publicada no Jornal do Município desta sexta-feira, 30, e que inclui a data no calendário oficial do município.
Com a promulgação da lei, a partir deste ano a prefeitura poderá realizar parceria com a iniciativa privada, organizações não governamentais, clubes de serviço e lojas maçônicas com o objetivo de celebrar a data que marca o nascimento de José Hatem.
O voluntário ilustre presidiu a Fundação Ubaldino do Amaral e desenvolveu várias ações voluntárias no município em prol da população mais carente. Hatem foi ainda um dos responsáveis pela instalação do Colégio Politécnico de Sorocaba, com 1.600 alunos carentes. José Hatem também apoiou a criação da Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba) e da Associação de Eventos Culturais (Assec), bem como da Fundação Cruzeiro do Sul, que mantém a Rádio Cruzeiro do Sul.
O Dia Nacional do Voluntariado, instituído pela Lei Federal 7.352, de 28 de agosto de 1985, é comemorado em 28 de agosto e o Dia Internacional do Voluntário, criado pela ONU, é celebrado no dia 5 de dezembro. “O voluntariado no Brasil está crescendo e em Sorocaba ele é historicamente muito forte. As lojas maçônicas, os clubes de serviços e uma série de outras entidades desenvolvem no município um trabalho social de valor inestimável”, desta o autor da lei.