03/10/2011 18h16
 

O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Francisco França (PT), por meio de requerimento está questionando a Prefeitura Municipal e o Serviço Autônomo de Àgua e Esgoto – Saae sobre obras de manutenção programadas para o córrego Itanguá, no trecho que atravessa o Jardim Marli.

 

Segundo o vereador, em 2009 o Saae publicou uma nota na imprensa local, através da qual anunciava obras no córrego, com o objetivo de minimizar as ocorrências de inundações em períodos chuvosos e melhorar a infraestrutura urbanística. A implantação de área de lazer com dispositivos de recreação também foi anunciada.

 

Ainda de acordo com a autarquia, a calha do córrego seria ampliada de 8 para 25 metros, seriam construídas passarelas para pedestres e uma ponte para transposição do córrego em alguns trechos. O anúncio atendia reivindicações de França, que desde o primeiro mandato solicitava melhorias para a região.

 

No entanto, dois anos depois, a situação do Jardim Marli praticamente não mudou. Em visita ao bairro nos últimos dias, o vereador constatou que a única obra realizada foi o alargamento do córrego em um pequeno trecho. Falta de saneamento básico, com esgoto a céu aberto proliferando mau cheiro e possíveis doenças são visíveis nas proximidades do córrego. Sem contar que nenhuma nova travessia foi construída, apenas as antigas pontes de madeira permanecem no local. Mato e lixo completam o abandono da área.

 

No requerimento protocolado nesta segunda, no Legislativo, França questiona o Saae o andamento das obras anunciadas no dia 24 de agosto de 2009. Além disso, quer saber sobre a previsão do término do alargamento da calha do córrego, a previsão de implantação de dispositivos na área de recreação e de novas passarelas e ponte; por que a autarquia ainda não tomou providências sobre o esgoto a céu aberto existente na área, além de solicitar o prazo para que as obras até então anunciadas sejam realizadas.

 

(Assessoria de Imprensa do vereador Francisco França/PT)