05/10/2011 17h19

O presidente do Legislativo, Marinho Marte (PPS), confirmou o interesse da Casa de Leis em apoiar a iniciativa.

 

              Em visita à Câmara Municipal de Sorocaba, na manhã desta quarta-feira, 6, técnicos do Departamento de Gestão do Saesp – Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo, vinculado à Casa Civil, conheceram as instalações onde estão arquivados os documentos do Poder Legislativo, que está em fase de reformulação, tendo em vista o processo de implantação do selo de qualidade ISO 9001.

 

               Marcelo Chaves e Rodrigo Fagundes Bentão fazem parte do CAM – Centro de Assistência aos Municípios, que trabalha na orientação técnica de gerenciamento dos arquivos públicos. Eles explicaram que, dentre as câmaras das 15 cidades consideradas sedes de suas regiões, a de Sorocaba foi escolhida para servir como exemplo para o Estado. “Nós queremos colocar Sorocaba como modelo de gestão arquivista para que os municípios da região não precisem se deslocar até São Paulo para buscar informações”, afirmou Chaves.

 

             Os técnicos conversaram também com o presidente da Câmara, Marinho Marte (PPS), que ressaltou a importância de preservar a memória do município com responsabilidade e colocou a estrutura do Legislativo à disposição dos técnicos para os ajustes necessários ao arquivo de documentos da Câmara.

 

           Durante a reunião com um grupo de servidores, ficou acordado que uma equipe do Sistema de Arquivos do Estado virá ao Legislativo para colocar em prática o planejamento que os técnicos irão elaborar, mediante informações colhidas durante a visita ao arquivo da Câmara. Entre os principais itens a serem elaborados está a tabela de temporalidade, que determina, conforme a importância dos documentos, quanto tempo devem ser guardados.