06/10/2011 17h00

Presidente da Loja Maçônica Saber Fraterno também falou sobre os planos sociais da entidade

 

O judoca e presidente da Associação Desportiva Judô na Faixa, Vlamir Ferreira Dias (foto), utilizou a Tribuna Popular no início da sessão ordinária desta quinta-feira, 6, para apresentar o projeto social desenvolvido na Vila Barão.

 

O Judô na Faixa atualmente atende gratuitamente 300 alunos. Segundo o atleta, além de aprender a lutar, as crianças e jovens atendidas recebem atendimento odontológico e outros benefícios como uniforme e corte de cabelo. Como medida de incentivo ao estudo e a disciplina, para continuar no projeto os jovens atletas precisam comprovar bom rendimento escolar.

 

O presidente da associação destacou que o projeto busca a formação do cidadão através de princípios como responsabilidade e respeito. “Usamos o judô como ferramenta para beneficiar a criança. Nossa ideia é inclusão social, trabalhar o caráter e que estas crianças tenham um sonho, um objetivo para buscar”, disse.

 

A academia de Vlamir Ferreira Dias foi campeã das sete competições participantes em 2011 e o objetivo da associação é investir no social e em atletas de rendimento. Com estrutura para atender mais 200 alunos, o presidente propôs a parceria com a Câmara para expandir o Judô na Faixa e atender crianças de outras áreas.

 

Em nome do Legislativo, o presidente Marinho Marte (PPS) parabenizou a iniciativa. “O judô se faz com disciplina e sua manifestação demonstra que não é o esporte pelo esporte, mas o esporte como uma fonte de cidadania. Vocês estão de parabéns”, disse.

 

Representante do bairro, o vereador Ditão Oleriano (PMN) classificou o projeto como “um presente para a Vila Barão”.

 

Saber Fraterno – Em seguida, subiu à tribuna popular o presidente da Loja Maçônica Saber Fraterno, José Rodrigues de Abreu, que falou sobre os projetos do Centro de Desenvolvimento Integral Saber Fraterno.

 

Com 14 anos de existência, após estruturar a loja, que hoje possui templo próprio e salão de festa, a entidade pretende agora desenvolver projetos com jovens e idosos. O presidente pediu apoio dos vereadores através de emendas parlamentares do próximo ano.