Em três sessões extraordinárias, os vereadores aprovaram em definitivo nesta quinta-feira, 6, quatorze projetos de lei do Executivo entre repasses de verbas e convênios com entidades do município.
Dentre as propostas, seis são referentes a emendas parlamentares dos vereadores que juntas transferem 106 mil reais a entidades sociais. Os projetos aprovados adéquam a legislação para garantir a transferência das verbas.
O primeiro transfere 10 mil reais de emenda parlamentar do vereador Francisco França (PT) à Ação Comunitária Inhayba. Inicialmente a verba foi destinada à Instituição Paulista Adventista de Educação e Assistência Social que, no entanto, não preencheu os requisitos para recebimento dos recursos.
Na mesma situação, outro projeto transfere 5 mil reais de emenda do vereador João Donizete (PSDB), inicialmente destinada ao Carrasqueiro Clube de Sorocaba, à Associação Beneficente Amurt-Amurtel, uma vez que a primeira entidade não enviou em tempo hábil seu plano de trabalho, inviabilizando o recebimento da verba.
E para corrigir um equivoco e garantir a transferência de 15 mil reais de emenda parlamentares dos vereadores José Francisco Martinez (PSDB) e Francisco Moko Yabiku (PSDB) ao Centro Acadêmico Vital Brasil, projeto em pauta modifica a destinação do recurso que passa da Secretaria de Cidadania a de Saúde. A verba será utilizada na reforma da farmácia comunitária da entidade.
Da mesma forma, outra emenda de Martinez, destinando 10 mil reais à Casa de España Dom Felipe II, foi inicialmente incluída no orçamento da Cidadania sendo necessária a mudança para a Secretaria de Cultura e Lazer.
Outro projeto também prevê a mudança de dotação orçamentária da secretaria de Cidadania para a de Saúde para garantir a transferência de 36.505 reais à Associação Protetora dos Insanos de Sorocaba provenientes de emendas parlamentares dos vereadores José Crespo (DEM), Rozendo de Oliveira (PV), Benedito de Jesus Oleriano (PMN), Luís Santos (PMN) e Marinho Marte (PPS).
E o Projeto de Lei n. 491/2011, altera dispositivos da Lei nº 9.414, de dezembro de 2010, visando a abertura de crédito adicional especial para auxílio à Ação Comunitária Inhayba provenientes de emendas parlamentares de Geraldo Reis (PV), no valor de 20 mil reais, e de José Crespo (DEM), de 10 mil reais.
Convênios: Os vereadores aprovaram repasse de 185 mil reais e novo prazo para a conclusão das obras de construção da sede do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba que deve acontecer em até dois anos.
Os vereadores aprovaram ainda a transferência de 200 mil reais ao Centro Social São Camilo, gestor do programa Bom Prato
Também foi aprovada a transferência de 100 mil reais ao Lar São Vicente de Paulo, para obras de adequação do seu salão comunitário. Representantes da entidade acompanharam a votação no plenário.
E o IPCA-E - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial, do IBGE, passa a ser referência para o reajuste anual da verba transferida pela prefeitura à FUNDEC para o desenvolvimento do Projeto de Oficinas de Coral e Cordas, dentro do Programa Escola
Eventos: Outros recursos aprovados são referentes a realização de eventos do Calendário Oficial do Município como o convênio entre a Prefeitura Municipal e a Academia Sorocabana de Letras no valor de 30 mil reais para a realização da Semana Literária "Carlos Drummond de Andrade" que acontece de
Da mesma forma fica autorizado pelos vereadores a transferência de até 60 mil reais ao Panathlon Club de Sorocaba para realização da 4ª Festa das Nações que será realizada de
Por fim, em discussão única, projeto de lei aprovado denomina de Caio Zacharias o prolongamento da Rua 4 no Jardim Wanel Ville II.