06/10/2011 14h42

  Preocupado com as crianças que ainda não conquistaram seu direito de vagas em creches na cidade de Sorocaba, o vereador Izídio de Brito (PT) está cobrando do Executivo, por meio de requerimento, à adesão do município no Programa Creche Escola, do Governo Estadual, que visa a construção de novas unidades.

 

   “Até poucos meses, a prefeitura de Sorocaba não sabia afirmar quantas crianças estavam fora das creches por falta de vagas. Para que algo fosse feito a respeito, foi necessário que o Ministério Público entrasse com uma ação judicial, além da pressão popular feita nas audiências públicas que realizamos, onde o Poder Público passou a conhecer o Programa Pró-Infância do Ministério da Educação (MEC), do Governo Federal, pelo qual conquistou investimentos para a construção de dez creches”, lembra o petista.

   Segundo ele, apesar da cobrança em investimentos, além dos já feitos, visando acabar com o problema, ainda há muitas crianças sem vagas. “Por isso queremos saber quais mais alternativas estão sendo buscadas para, pelo menos, minimizar a atual situação”, afirma Izídio de Brito, ressaltado que para conquistar investimentos tanto do Governo Federal e Estadual, é necessário que a prefeitura manifeste o interesse através de projetos. 

  No requerimento, o líder da bancada petista questiona se o Executivo sorocabano manifestou a necessidade e interesse pela adesão no Programa Creche Escola junta a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, informando a data do protocolo ou motivo pelo qual não o fez. 

  Caso a cidade já tenha recebido informações sobre a contemplação no Programa na 1ª ou 2ª etapa, Izídio de Brito também solicita o critério que será utilizado para escolha das áreas e localidades onde serão instaladas as unidades. “O único papel das prefeituras na parceria pela construção das creches é doar o terreno. Para que o atendimento seja realmente eficaz, os bairros com o maior número de crianças sem vagas ou que sofrem no acesso às unidades. Queremos saber como isso será feito para tal garantia”, ressalta.

   O Programa Creche Escola prevê a construção de mil unidades no estado de São Paulo em quatro anos e investimento de aproximadamente 1 bilhão de reais. Na primeira fase, serão beneficiadas 160 cidades. Em seu lançamento, que aconteceu no último dia 26, participaram o prefeito Vitor Lippi (PSDB) e a secretária Municipal de Educação Maria Terezinha Del Cistia.


Assessoria de Imprensa – Vereador Izídio de Brito (PT)