11/10/2011 12h40
 

Representantes de três entidades de Sorocaba utilizaram a Tribuna Popular no início da sessão ordinária desta terça-feira, 11. O presidente da Associação dos Diabéticos de Sorocaba – ADS, Osley Antonio Nunes (foto), foi o primeiro a falar utilizando o espaço para prestar conta referente à aplicação de emendas parlamentares no total de 130 mil reais.

 

Fundada em 1995 por um grupo de diabéticos e familiares, entre eles o vereador Claudemir Justi (PSDB), a ADS completou nesta segunda-feira, 10, 16 anos de prestação de serviços como exames gratuitos, plantões psicológico e farmacêutico, palestras, oficinas de treinamento, visitas a acamados entre outras ações.

 

 “Felizmente a associação foi criada, se tornou um apoio constante e os avanços são muitos”, disse Claudemir Justi que destacou a defasagem do auxílio de 1660,74 reais repassado pela prefeitura à entidade através de convênio com a Secretaria de Saúde, valor que há 13 anos não é reajustado.

 

Segundo o presidente, do total de 130 mil reais em emendas, destinadas pelos vereadores Tonão Silvano (PMDB), Anselmo Neto (PP), Claudemir Justi (PSDB), Francisco França (PT), Irineu Toledo (PRB), Izídio de Brito (PT) e Luis Santos (PMN), já foram investidos 34 mil reais da primeira parcela, inclusive para aquisição de kits para portadores de diabetes tipo 2 – não fornecidos pela Prefeitura.

 

Segundo o presidente, as metas da ADS são conquistar o aumento de repasse através do convênio com a prefeitura, adquirir o terreno para construção da sede e ser referência na cidade em educação em diabetes.

 

Com 420 atendimentos mensais, a associação registrou até setembro 3600 pessoas atendidas. “Se não fosse estas emendas, não conseguiríamos cumprir nosso plano de trabalho e fazer o atendimento da população com diabetes. Espero contar com os senhores para que em 2012 possamos dar continuidade e realizar novos projetos”, disse o presidente da ADS.

 

Guardiões – Em seguida, a coordenadora da Casa Nova Vida do Vale da Benção, Sarita Newman, falou sobre a instituição de acolhimento que atende 12 adolescentes encaminhados prioritariamente pelo poder judiciário, vítimas de abandono e violência domiciliar.

 

A coordenadora agradeceu a emenda parlamentar do vereador Luis Santos (PMN) no valor de 10 mil reais e que foram utilizados para reforma da sede da instituição e pediu o apoio dos demais vereadores para o próximo ano. O presidente da Câmara, vereador Marinho Marte (PPS) anunciou que também irá destinar verba à entidade.

 

Segundo Sarita, a instituição oferece moradia e condições de higiene, segurança, assistência médica, psicológica, odontológica e farmacêutica além de desenvolver o trabalho de reintegração dessas crianças através da formação educacional e profissionalização. “Essas crianças completam 18 anos e precisam caminhar sozinhos. Daí a necessidade de um trabalho de qualidade”, disse.

 

LSB – O presidente da Liga Sorocabana de Basquete – LSB, Rinaldo Rodrigues, também esteve na Câmara para falar das conquistas do time e pedir o apoio dos vereadores através de emendas parlamentares. Neste ano a equipe conquistou a vaga para participar do Novo Basquete Brasil – NBB em 2012, levando Sorocaba novamente a elite do basquete nacional. “Chegamos ao ápice que o esporte de Sorocaba devia chegar”, disse Rinaldo.

A LSB representa o município nos Jogos Regionais, com 12 títulos conquistados, é  pentacampeã dos Jogos Abertos, Campeã Paulista Novo Milênio e há seis anos consecutivos está na primeira divisão do Campeonato Paulista, o maior campeonato da América Latina.

Os vereadores Tonão Silvano (PMN) e Marinho Marte (PPS) destacaram a obstinação e luta do treinador por respostas positivas dentro da LSB. Tonão anunciou que irá destinar 50 mil reais em emenda parlamentar à liga e o presidente da Câmara informou que irá incluir na pauta da próxima sessão o projeto de lei de Izídio de Brito (PT) que declara a Liga Sorocabana de Basquete como entidade de Utilidade Pública.